O que os antigos gregos usavam para substituir o sabão?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O strigil era uma espátula de ferro de cerca de 30 centímetros usada pelos antigos gregos e romanos para esfregar a pele. Antes disso, eles untavam-se com um óleo. Entre os mais abastados, essa limpeza era feita por escravos.

Como era a higiene na Grécia antiga? Aparentemente os primeiros gregos não usavam sabão, limpavam os seus corpos com blocos de barro, areia, pedra pomes e ... Na Grécia, o banho também era uma extensão necessária da prática de ginástica, e comumente os gregos antigos invocavam a proteção de Hera, a mulher de Zeus ( ...

Os gregos comiam muito pão, e para adoçar a comida ou bebida utilizavam o mel. As roupas usadas pelos gregos eram simples. À parte a qualidade dos tecidos, todos se vestiam da mesma maneira, com túnicas fáceis de pôr e tirar. Os camponeses usavam uma veste curta, feita da pele de animais.

Na verdade o sabão foi inventado pelos fenícios 600 anos antes de Cristo. Eles ferviam a banha de cabra com água e cinzas de madeira, obtendo um sabão cremoso. Foi no século VII que os árabes descobriram o processo de saponificação misturando óleos naturais, gordura animal e soda cáustica.

Os gregos costumavam utilizar materiais como mármore, bronze, terracota pedra e madeira em suas esculturas. Geralmente, as obras eram utilizadas para falar sobre os valores religiosos e também os feitos de grandes personagens da mitologia grega, divindades, seus heróis ou líderes que ganharam popularidade.

O Azeite de Oliva Extra Virgem nasceu dos frutos selecionados das oliveiras gregas. Esse ouro verde possui um aroma intenso, e é estimado por chefes do mundo todo. Produzido na ilha Grécia, este azeite passa por um processo único de aromatização por infusão, que mantém o sabor e o aroma da trufa.

O azeite de oliva extravirgem é um tipo de óleo muito saudável para o nosso corpo. Extraído da azeitona, seu consumo é feito há muitos séculos. Segundo historiadores, o azeite já chegou a ser utilizado para aliviar dores e tratar feridas em períodos de guerra.

Os gregos e os romanos sem dúvida descobriram várias aplicações do azeite, com suas múltiplas utilizações na culinária, como medicamento, unguento ou bálsamo, perfume, combustível para iluminação, lubrificante de alfaias e impermeabilizante de tecidos.

No mundo greco-romano, o banho era uma ação realizada de forma coletiva. Várias termas eram construídas para que gregos e romanos pudessem cuidar de seu corpo. Para retirar a sujeira acumulada na pele, esses povos utilizavam uma ferramenta conhecida como strigil.

Se as antigas civilizações se banhavam regularmente em banhos públicos, usando grandes piscinas, argilas e óleos naturais para se conectar com sua religião e também para socializar, os povos da idade média passaram a se banhar em banheiras de madeira de uma a duas vezes ao ano, independentemente de sua posição social.

Mas era de uso corrente um apetrecho chamado tersorium, construído com uma vareta que tinha amarrada à ponta uma esponja marinha ou pedaço de tecido. O usuário se limpava com essa ferramenta, que era então embebida em uma solução com vinagre para depois ser compartilhada novamente.

Penteados na Grécia antiga
Ou então os prendiam com um coque chignon. Depois passaram a fazer coques redondos, além de ondularem os cabelos. Algumas mulheres tingiam seus cabelos de vermelho, azul, pulverizavam com pó de ouro branco, ou pó vermelho, e outras enfeitavam com flores, fitas e tiaras com pedras preciosas.

Tipos de roupas
A túnica era vestida por ambos homens e mulheres, e variava em comprimento de acordo com o trabalho e o gênero. Era geralmente amarrado na cintura, e também preso nas costuras, dependendo do estilo de cada roupa. Um chiton era um tipo de túnica usado por homens gregos e feito de um linho mais leve.

Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. Ficava clara a concepção de que um corpo bonito e saudável era sinônimo de beleza e virilidade. Mas nem sempre isso foi assim.

A pasta de dentes como conhecemos hoje em dia começou com a criação de um pó para a limpeza dos dentes criado em 1850, que foi depois aperfeiçoado para a forma de creme.

O ESGOTO AINDA NÃO EXISTIA, E POR ISSO AS RUAS ERAM SUJAS E AS PESSOAS JOGAVAM TODO TIPO DE LIXO PARA FORA DE SUAS JANELAS. ALÉM DISSO, POR CAUSA DO FRIO, ERA COMUM QUE AS PESSOAS NÃO TOMASSEM MUITOS BANHOS NO INVERNO. COMO SE NÃO FOSSE O SUFICIENTE, O XIXI ERA USADO PARA LAVAR AS ROUPAS!

Robert Spear Hudson passou a produzir um tipo de sabão em pó em 1837, socando o sabão com pilão.

Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos. Portanto, é possível visualizar que, ainda hoje, a influência grega em nossa sociedade é enorme.

bronze

Métodos e Materiais das esculturas gregas
O bronze era o material mais adequado para os gregos. Anteriormente era utilizado o mármore, mas ele se rompia facilmente sobre seu próprio peso, dificultando a execução e comprometendo a durabilidade da peça.