O que os americanos usam no lugar do WhatsApp?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

O avanço do Facebook Messenger Um levantamento da Statias sobre ferramentas para troca de mensagens e videochamadas mostrou que, em 2021, o Facebook Messenger foi o mais usado (87%) pelos americanos.

Um dos motivos para o aplicativo não ser tão popular no seu país de origem é que a maior parte dos consumidores de telefonia móvel nos Estados Unidos têm planos contratados. Diferente de outros países, é raro ter um plano pré-pago por lá.

WhatsApp: 1.2 bilhão de usuários. Messenger: 1 bilhão de usuários. QQ Mobile: 900 milhões de usuários. WeChat: 850 milhões de usuários.

O FedNow deve funcionar de forma bem similar ao Pix. Segundo o Fed, a ideia é ter um serviço de transferência que funcione o dia inteiro, em todos os dias do ano. Segundo o banco central dos EUA, as transações ocorrerão em segundos.

Uma pesquisa do Pew Research Center mostra que as redes sociais mais utilizadas pelos americanos entre janeiro e fevereiro de 2021 são YouTube (81%) e Facebook (69%).

Entre eles estão: China, Síria, Irã, Etiópia e Uzbequistão estão no top 5. A lista ainda conta com Cuba, Vietnã, Rússia, Paquistão, entre outros.

Além do Brasil, a lista de países onde o aplicativo é popular inclui África do Sul, Índia e a América Latina em geral.

Índia (70,48 milhões de downloads); Rússia (24,15 milhões); Estados Unidos (20,03 milhões); Indonésia (19,61 milhões);

A resposta do por que as casas dos Estados Unidos não tem muro é, na realidade, muito simples: segurança. A vigilância das regiões suburbanas é super intensa o que elimina algumas preocupações e – portanto – fazem a presença de muros dispensável.

Apesar de lançar o Pix apenas no final de 2020, o Banco Central do Brasil já realizava estudos sobre essa tecnologia desde 2016, principalmente sobre os benefícios e impactos que teria essa nova ferramenta. A inspiração veio da startup Zelle, que nos EUA, lançou uma plataforma de transferências rápidas em 2016.

Um dos primeiros países a adotar o sistema de transação instantânea foi o Reino Unido.

Facebook

O Facebook foi disparado a rede social mais utilizada nos Estados Unidos, em recente levantamento realizado durante o mês de novembro.

facebook.com está classificado como número 1 e é o site de Redes sociais mais visitado em Estados Unidos em junho 2023, seguido por twitter.com como segundo colocado, e instagram.com está classificado em 3º lugar. Esses são os sites de Redes sociais líderes em Estados Unidos.

O instituto informa que YouTube e Facebook ainda são as plataformas de mídia social dominantes no país: 81% dos adultos americanos são usuários do YouTube neste ano de 2021, contra 73% em 2019. Já os números do Facebook permanecem estáveis nos últimos cinco anos: 69% do mesmo público é usuário da rede social.

Em 2021, 87% dos norte-americanos utilizaram o Messenger, 34% o FaceTime, 34% o Zoom, 28% o Snapchat, enquanto o WhatsApp foi utilizado por apenas 25%. Entre os aplicativos de mensagens mais populares nos Estados Unidos também está o da própria Apple: iMessage.

Da mesma forma, todas as redes sociais, incluindo Facebook e Instagram, e até o aplicativo de conversa online, Whatsapp, é barrado no país. Na prática, se for seguir o que o governo chinês impõe, você estará incomunicável com o resto do mundo.

O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos. Entre os entrevistados da nossa pesquisa, percebemos que a popularidade da rede segue crescendo, já que saltou de 84% para 92% o percentual de usuários que entram no Instagram pelo menos uma vez por dia.

a Índia

Usuários do Facebook
Num levantamento deste ano feito pelo Statista, constatou-se que a Índia é o país com maior número de internautas que usam a rede. Tal fato pode estar relacionado ao volume da população demográfica, mas não deixa de ser um número expressivo que totaliza mais de 300 milhões de pessoas.