O que os alemães fazem no tempo livre?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Para otimizar o tempo, os alemães têm muita pressa em atividades como fazer compras no supermercado, ir ao banco, locomover-se, e algumas vezes até o horário do almoço pode ser usado para trabalho, rendendo 30 minutos de tempo livre se você come enquanto trabalha, por exemplo.

Mais de metade da população na Alemanha vive em regiões rurais, em cidades ou vilas mais pequenas. O país oferece oportunidades atrativas para a vida, trabalho e recreação. Quase metade da produção económica da Alemanha é gerada nas regiões rurais.

Canadenses e alemães demoram um pouco mais, ficando entre 7h e 7h15. Depois do Brasil, é hora dos franceses e holandeses e mexicanos acordarem, entre 7h15 e 7h30.

A maioria dos alemães que conheço é educada, gentil e cordial, contrariando muito a opinião/preconceito de muitos brasileiros. Além disso, são pessoas extremamente rígidas no que diz respeito a leis e a regras sociais – e fazem questão de se manifestar (e até mesmo de corrigir você) se elas forem contrariadas.

Na Alemanha, as pessoas comem muito pão. A maioria dos alemães come pão no café da manhã, muitas vezes com manteiga e queijo, mas também com linguiça, ovos, presunto ou geleia. Os pães sempre estão presentes durante a alimentação na Alemanha.

Um dos costumes populares no Brasil que, possivelmente, veio da Alemanha foi o hábito de "deixar" o sapato na parte de fora da casa. Dessa forma, eles são deixados logo na porta. No território alemão, muitas pessoas ficam de meia para andar por conta do frio. Já aqui, todos costumam ficam descalços.

A Alemanha tem uma rica história musical, e é o lugar de origem do acordeão, da gaita (ambos inventados por Christian Friedrich Ludwig Buschmann), e do clarinete (criado por Johann Christoph Denner). Também foi um alemão (Emil Berliner) o responsável pelos discos fonográficos.

Enquanto o comércio mundial dominado por multinacionais que representam cerca de 60% de toda a movimentação global, na Alemanha as Mittelstand são responsáveis por 68% das exportações. O setor automotivo, de maquinário, de eletrônicos e medicamentos estão entre seus pontos fortes.

As paredes na Alemanha são grossas. Na parte externa, elas são revestidas com isopor ou lã mineral. O isolamento também está presente no teto e no chão. Os porões das casas e prédios na Alemanha são cômodos essenciais e têm várias utilidades.

Nem todos os imigrantes alemães que vieram para o Brasil foram ou se tornaram proprietários de terras na ocasião de sua chegada. Muitos deles eram artesãos, industriais, comerciantes e profissionais do meio urbano, bem como religiosos e professores.

As noites mais longas e escuras, por outro lado, são no inverno (no hemisfério sul é o contrário). Em dezembro, a noite em Berlim dura quase 17 horas e os dias começam cerca de 4 horas mais tarde.

Não é muito comum dar 10% aqui, mas fica entre 5 a 10%. Um outro ponto importante: jantar aqui é a partir das 18h.

Essa relação é também um tanto diferente do que estamos acostumados no Brasil. Já escrevi sobre relacionamento com os alemães aqui. Os nativos são românticos e não costumam ser ciumentos. Respeita-se também a privacidade do outro.

A Alemanha, a globalização e a crise
O país mais globalizado do continente europeu, inevitavelmente, é também um dos mais afetados pela guerra, fora os envolvidos diretamente nela. O crescimento da Alemanha deve ficar abaixo de 2% neste ano, sendo que as autoridades alemãs esperavam pelo dobro.

Logo de cara, a maneira como os brasileiros se expressam (tanto pessoalmente quanto online) já gera bastante curiosidade para os alemães. Usar excessivamente palavras como “muito”, “amo”, “odeio”, “sempre” etc. é algo com o qual eles não estão acostumados.

Alemanha: O almoço é formado por sopa (sempre antes do prato principal), batata de diversas formas (a batata é o arroz e feijão do alemão), arroz, salsicha, carne de porco e legumes.

A carne de porco, bovina e de aves são as principais variedades de carne consumida na Alemanha, sendo a carne de porco a mais popular.

Há ainda uma herança cultural bastante evidente, com músicas, peças de teatro e danças típicas, corais de igrejas, bem como costumes religiosos vindos, inclusive, de igrejas luteranas. Outros elementos capazes de destacar a influência da Alemanha na cultura brasileira são a culinária e a arquitetura.

Os alemães tiveram várias ondas migratórias para o Brasil, e seus costumes marcaram definitivamente nossa gastronomia, moda e arquitetura. A influência não é pequena: na gastronomia, na moda, na arquitetura, nos eventos culturais.

Confissão na Alemanha em 2021 (milhões)

label
Igreja Católica Romana21.6
Evangélicos luteranos19.7
Muçulmanos5.3
Judeus0.2

Pobreza na Alemanha
As pessoas não enfrentam fome imediata ou passam frio. Mas, mesmo assim, a pobreza na Alemanha ainda significa falta de participação na sociedade, crianças que ficam dias sem almoço, sem viagens nas férias e têm um nível mais baixo de educação.