O quê Ogum não gosta?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.

Ele compra briga dos que ama para protegê-los. Como são bons líderes, sabem dar ordens. Mas também sabem obedecer quando é preciso, contanto que não sejam desrespeitados. Por ser Ogum o Orixá do Ferro e do Fogo, objetos fabricados com esse metal costumam chamar a atenção de seu filho.

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.

Certa vez Ogum apaixonou-se por Oxum, esposa de Xangô.
Os Orixás fizeram de tudo para chamá-lo de volta, mas apenas Oxum com seus encantos da dança e canto conseguiu!

Afinal era belo de um mulherengo, Mas só amava uma, Oyá. De se transformar em búfalo. Ogun a pediu em casamento e ela a disse não.

Os filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções.

Mamão, laranja doce, maracujá doce, banana, uva rosada, maçã, graviola, abacate, carambola, limão, romã, melão, pitomba, seriguela, lima da pérsia, cereja, ameixa, coco, morango, marmelo.

Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na umbanda), o azul, o branco e o verde (no candomblé). No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica.

As características dos filhos(as) de Ogum: Irritam-se facilmente; São muitos festeiros; Não se fixam em um lugar só; Tipo físico forte e musculoso – Embora essas características não se definam a todos – ; No amor são egoístas; São Valentes, Objetivos e Corajosos; Dão muito valor à liberdade; Têm raciocínio lógico e ...

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

Seus números para sorte: 1, 7 e 11. Ogum é o Orixá do ferro e da guerra. Rege as estradas e o trabalho.

Diário – Qual é a oferenda que deve ser feita para homenagear Ogum? Everton – Uma bandeja com cerveja branca e uma costela assada sem sal e com sete ossos.

Ogum – Cravos vermelhos, Palmas vermelhas e Palmas branca, Crista-de-galo, Açucena rajada. Nanã – Verbena, Flores do campo, Dálias, Manacá, Crisântemos.

Magia de Ogum para segurar o amor:
Escreva o nome da pessoa, num papel a lápis e coloque em uma das bandas do inhame. Una as bandas de inhame, com o nome dentro e passe em volta uma corrente fininha, fechando com um cadeado pequeno. Enterre este inhame aos pés de uma mangueira pedindo com fé a Ogum.

Ogum São Jorge é muito solicitado para quebrar demandas e abrir caminhos. Afastar as injustiças e inimigos. As orações para Orixás têm muita força, mas são pouco conhecidas.

O elemento de Ogum é o ar, portanto, na linha pura do ar elemental só temos Ogum e Iansã como regentes. Ogum é um aplicador da Lei e age com a mesma inflexibilidade, rigidez e firmeza. Ele é correto em todas as suas condutas e não admite que tenha outro caminho a não ser o certo.