O que oferecer para Exu Tranca-rua?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Gosta de bebidas finas, malte envelhecido, adoração pelo luxo, pedras preciosas, pratarias, porcelanas e antiguidades valiosas. Recebe padê como todas as entidades de n'ganga e alimentos de carnes preparados dentro do templo pela pessoa específica do cargo e encarregada de fazê-lo.

Bebidas, colares, pulseiras e maçãs colocadas à mesa são algumas oferendas também à pomba gira, outra entidade espiritual que faz parte da noite. A dona da casa tem consciência que é preciso enfrentar a resistência de quem vem de fora e acha que tudo ali é "coisa do mal".

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

17 de agosto

Projeto de lei do vereador Clàudio Janta (SD) para incluir o Dia do Exu Tranca Ruas das Almas, celebrado anualmente em 17 de agosto, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre), está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Saudação a Exu
Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”. E com os dedos das mãos entrelaçados para baixo respondemos: “Exu é Mojubá” que significa respeito, “eu te respeito Exu”.

Saudação a Tranca Rua

  1. Mora nas encruzas. Por isso, Peço licença à Lua, (Bis) Para saudar,
  2. Seu Tranca-Rua. Seu poder é fogo, Ninguém pode duvidar, (Bis) Ele é seu Tranca-Rua,
  3. Ena ena amojubá. Ena ena amojubá, Amojubá, Seu Tranca-Rua chegou pra trabalhar,

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Obaluaye- Jaca, cajá, carambola, fruta-pão, morango, amora, mamão, romã, maracujá, uva preta, jabuticaba, figo preto, cereja preta. Exu- Pitanga. Banana d'água. amora, manga, laranja azeda, caju, jaca, pomelo.

Escreva o nome da pessoa 7 vezes a lápis, coloque dentro da garrafa com uma colher de açúcar mascavo, misturado com erva-doce e gengibre ralado. Sacuda bem esta garrafa e enterre-a aos pés de uma bananeira, fazendo seus pedidos com muita fé a Exu.

Casca de Alho – Erva Quente. Mamona – Erva Quente. Peregun Roxo – Erva Quente. Pimenta – Ervas Quentes.

tipo se for pra vc acender uma vela pros Exus tipo acenda no quintal direitinho a vela da cor deles tipo preta ou vermelha e não tenha medo não mas depende pra que que vc vai acender esta vela se for só pra ofertar a eles pode acender no seu quintal mas se tiver com outra coisa em mente um bom mesmo é vc procurar um ...

Ficha Técnica

CorPreto, Branco
TipoCapa

Tranca-Ruas de Imbaré! Axé, Exu! Axé, Axé e Axé! Essa Oração é para ser feita em momentos de desilusão ou de desespero, bem como para solicitar proteção espiritual contra inveja, olho-grande e qualquer outro tipo de negatividade.

O incenso serve como "defumador", para abrir o astral e limpar as energias. Tudo é uma preparação para a vinda de Exu a esse plano, por meio do corpo da Yalorixá Janice. Várias médiuns, as mulheres usando os vestidos largos e os homens trajes brancos, dançavam e cantavam. Logo, as luzes foram apagadas.

É necessário pois, fazer sempre oferendas a Exu antes de qualquer outro Orixá. A segunda-feira é o dia da semana que lhe é consagrado. É bom fazer-lhe oferendas, neste dia, de farofa, azeite de dendê, cachaça e um galo preto.

Trabalha com os Exus da Linha das Almas, e é uma das grandes associadas do Exu Tranca Ruas das Almas. A visão que se tem de Maria Padilha é na forma de uma linda mulher de estatura mediano-alta, magra, de cabelos e olhos negros, cabelos longos e lisos, com roupas muito curtas e sensuais.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Fanfarrão; arruador; espadachim.

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.