O que oferecer a Exu Bara?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Principais oferendas: Velas, charutos, galinhas, carne, marafo, farofa, cebola roxa, azeite de dendê. Bebida: Marafo (Aguardente) e água. Algumas ervas: Pinhão Roxo, Arruda, Eucalipto, Salgueiro, Jurubeba, etc. Animais: Bode, cabra, galinha d'Angola.

Frutas: maçã, uva rosada, pera, manga, mamão, melão, uva dedo-de-dama, kiwi, bergamota, laranja, ameixa, morango e cereja. Doces: balas de mel, sagu, palmier (orelha de macaco), açaí, gelatina de framboesa ou morango.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Coloque a farinha, jogue a cachaça até umedecer toda a farinha, coloque azeite de dendê até ficar homogêneo como um mingau grosso. Sempre misturando com a mão esquerda, rezando e oferecendo para Exu, firmando seu pedido e devoção, baforando o charuto. Após a mistura toda feita, seu padê está pronto.

No dia 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro para os católicos, e Bará, para as religiões de matriz africana.

Bará - Velas na cor Vermelha Ogum - Velas na cor Vermelha e Verde ou vice versa Oyá/Iansã - Velas na cor Vermelha e Branca (em algumas tradições pode ser usada Vermelha e Marrom) Xangô - Velas na cor Branca e Vermelha Odé - Velas na cor Azulão Otim - Velas…

A terça-feira será um dia importante para as religiões de matriz africana em Pelotas. Neste 13 de junho é comemorado o Dia Municipal do Orixá Bará, data instituída em 12 de maio de 2022 após o projeto do vereador Paulo Coitinho (Cidadania) ser aprovado na Câmara e tornado lei pelo Executivo.

Alguns nomes desses Exus são: Exu Tranca Rua das Almas do Mar, Exu Pirata, Exu Caveira do Mar, Exu Rei dos 7 Mares, Exu Marinheiro, Exu Maré, Zé do Cais , Pombagira do Mar, Maria Padilha da Praia, Pombagira da Praia, Pombagira da Maré, Menina da praia, Pombagira Rainha da Praia, entre outros... Existem muitos a citar.

A Bara Bara no Mi é a fruta do Buggy, uma das mais poderosas Akuma no ... TikTok. a barbara no men. fruta dos pedaços é do tipo paramescido.

Os filhos de Exu têm caráter ambivalente: são ao mesmo tempo boas e más pessoas. Eles possuem uma ligeira inclinação para a maldade, o desatino, a obscenidade, a depravação e a corrupção. Mentem para salvar seus segredos e se tornam dominadores com imensa facilidade.

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

Bebidas, colares, pulseiras e maçãs colocadas à mesa são algumas oferendas também à pomba gira, outra entidade espiritual que faz parte da noite.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Na oferenda de Bará Agelú acrescenta-se sete balas de mel. É cultuado na segunda feira, com diferença de Bará Agelú que é cultuado na sexta feira. Sua saudação é Alupô ou Lalupô!