O que ocorre durante a diástole?

Perguntado por: dgarcia . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

É o período que corresponde ao relaxamento ventricular, ou seja, ao enchimento do ventrículo. Inicia-se com o fechamento das válvulas semilunares (mitral e tricúspide) e termina com a contração atrial. Neste período, o sangue flui do átrio para o ventrículo.

A sístole e a diástole são dois estágios do ciclo cardíaco. A sístole é a fase de contração do coração, onde o sangue é bombeado para os vasos sanguíneos, já a diástole é a fase de relaxamento, fazendo com que o sangue entre no coração.

O período sistólico compreende o período de contração do ventrículo, ou seja, o período de esvaziamento do ventrículo. Inicia-se com a sua contração ventricular e termina com o final da ejeção ventricular, que é um período que se situa imediatamente antes do fechamento das válvulas semilunares.

O processo de relaxamento é denominado diástole, enquanto o processo de contração é denominado sístole. Esses dois momentos são a base fundamental do ciclo cardíaco.

Durante um ciclo cardíaco, todas as quatro câmaras do coração passam por um período de contração, chamado sístole, e um período de relaxamento, chamado diástole. Como resultado da contração e relaxamento cíclicos dos ventrículos, a pressão arterial nos circuitos pulmonares e sistêmicos sobe e desce.

Sístole: durante a sístole, os ventrículos se contraem e bombeiam sangue para fora do coração, e os átrios se relaxam e começam a se encher de sangue novamente. Diástole: Durante a diástole, os ventrículos relaxam e se enchem de sangue. Assim, os átrios se contraem, forçando a entrada de mais sangue nos ventrículos.

A pessoa deve deitar-se numa posição confortável e, se possível, com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça; Deve também ingerir bastante líquido para aumentar o volume do fluxo sanguíneo, mas em pequenos goles e dar preferência a sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo.

Alguns especialistas definem a pressão arterial baixa se os números identificados estiverem menores que 90 mm Hg (sistólica) ou 60 mm Hg (diastólica), ou seja, 9X6.

Na definição, a sístole é a fase de contração do coração, onde o sangue é bombeado para os vasos sanguíneos, já a diástole é a fase de relaxamento, fazendo com que o sangue entre no coração. Em um adulto normal, a média da pressão sistólica é de 120 milímetros de mercúrio (mmHg), enquanto a diastólica é de 80 mmHg.

Quais são as fases do ciclo cardíaco?

  • Contração isovolumétrica;
  • Ejeção ventricular;
  • Relaxamento isovolumétrico;
  • Enchimento Rápido;
  • Diástase; e.
  • Sístole atrial.

A pressão sistólica, ou máxima, é aquela que marca a contração do músculo cardíaco, quando ele bombeia sangue para o corpo. A diastólica, por sua vez, é a do momento de repouso, em que os vasos permanecem abertos para o sangue passar. Com a idade, é até mais comum que a pressão sistólica dê uma subidinha.

Resposta verificada por especialistas
A sístole é a contração ventricular, onde os ventrículos se esvaziam. A diástole é o relaxamento ventricular, e nesse processo, os ventrículos recebem sangue dos átrios.

Quando ocorre a sístole dos ventrículos, as grandes artérias relaxam, o que faz a pressão sanguínea em seu interior diminuir.” A alternativa B é a correta.

O coração funciona impulsionando o sangue através de dois movimentos: Sístole: Movimento de contração, em que o sangue é bombeado para o corpo; Diástole: Movimento de relaxamento, em que o coração se enche de sangue.

Esta indica a resistência periférica, ou a facilidade com que o sangue flui das arteríolas para dentro dos capilares, já que durante a diástole, o recuo elástico natural das artérias proporciona uma pressão contínua, que mantém um fluxo constante de sangue para a periferia, até a próxima onda de sangue (McARDLE; KATCH; ...

O batimento cardíaco começa com um impulso do marca-passo cardíaco (nó sinoatrial ou sinusal). Esse impulso ativa as câmaras superiores do coração (átrios). A onda P representa a ativação dos átrios. Em seguida, a corrente elétrica flui para as câmaras inferiores do coração (ventrículos).

Qual das duas é mais importante: a pressão diastólica ou a pressão sistólica? Pesquisas recentes revelam que a pressão sistólica é o melhor indicador da saúde ou de problemas cardiovasculares, embora anteriormente se desse maior importância à pressão diastólica.

Já em adultos, pode ficar entre 90 e 120 mmHg e a diastólica pode variar entre 60 e 80 mmHg. Os casos considerados anormais são identificados com medições acima ou abaixo dessas faixas e têm relação direta com o estilo de vida das pessoas.

Diversos fatores contribuem para a elevação da pressão arterial, dentre eles a obesidade, o sedentarismo, o estresse, a herança familiar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Ter batimentos cardíacos na frequência de 47 por minuto não é normal, pois o esperado é que a frequência normal se se situe entre 60 e 100 batimentos por minuto. Quando a frequência cardíaca está abaixo de 50, considera-se que o coração está a bater mais devagar do que o esperado, condição chamada de bradicardia.

Conforme a última atualização da diretriz americana apresentada para a comunidade científica em 2017, a pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica for menor do que 120 mmHg e a pressão diastólica for menor do que 80 mmHg.