O que ocorre a ação marcada pelo verbo construir ou a ação marcada pelo verbo nascerá?

Perguntado por: upires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

1. a) O que ocorre antes? A ação marcada pelo verbo “construiu” ou a ação marcada pelo verbo “nascera”? Resposta: A ação marcada pelo verbo “nascera” ocorreu antes, pois o nascimento do filho Minotauro foi o que levou o rei Minos a construir o Labirinto de Creta.

Resposta: A diferença é que construiu está no verbo, pretérito perfeito do indicativo, 3ª pessoa do singular. Já, foi construído demonstra informalidade, Locução verbal.

Do latim labyrinthus, apesar de a sua origem mais remota vir da língua grega, o termo labirinto designa um espaço criado de forma artificial com diversas ruas e encruzilhadas para que a pessoa que entre no mesmo fique confusa e não consiga encontrar a saída. Os labirintos remontam a épocas muito antigas.

Assim: Denotação - emprego do sentido real, literal das palavras e expressões, por exemplo: Depois de jogar bola, nós comemos um churrasco. Conotação - emprego do sentido subjetivo, figurado das palavras e expressões, por exemplo: Ele comeu bola na prova de matemática.

O sentido figurado amplia, expande ou transforma os significados das palavras e das frases. Como exemplo, das frases: "aquele apresentador de TV nada em ouro." ou "hoje estou morrendo de fome." Percebe? O apresentador de TV, no caso, não nada em ouro, mas a gente consegue compreender que ele tem muito dinheiro.

De onde vem o nome? O nome itálico tem sua origem no trabalho do italiano Aldo Manucio, um humanista e impressor que em 1494 fundou uma editora em Veneza, chamada de Imprensa Aldina, famosa na época pela edição de livros clássicos gregos e romanos.

É usado tanto para dar ênfase quanto para advertir o leitor de que uma palavra ou frase pode não lhe ser familiar, seja por ser estrangeira ou por fazer parte de uma grupo de gírias ou expressões específicas: "supervisionaremos o merchandising da empresa" ou "é preciso ler o documento ab integro".

O uso do itálico ajuda a mostrar ao leitor que uma palavra ou grupo delas tem um sentido especial.

Indicativo

  1. Presente. euconstruo. tuconstróis. eleconstrói. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euconstruía. tuconstruías. eleconstruía. ...
  3. Pretérito Perfeito. euconstruí tuconstruíste. eleconstruiu. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euconstruíra. tuconstruíras. ...
  5. Futuro do Presente. euconstruirei. tuconstruirás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euconstruiria. tuconstruirias.

O desfecho da história do Minotauro, morto por Teseu, herói que conseguiu superar o complexo labirinto de Creta saindo vivo dele, levou o rei Minos a prender Dédalo e Ícaro no labirinto. Minos temia que o arquiteto revelasse os segredos da construção do labirinto.

Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.

Ele é mais conhecido por criar o labirinto e as asas para ele e seu filho Icarus, que voou muito perto do sol e morreu. Daedalus era o mortal favorito de Athena.

O sentido conotativo é aquele em que a palavra encontra significado a partir do contexto em que é empregada, é o sentido figurado. Enquanto que o sentido denotativo é o mesmo que encontramos no dicionário, o emprego original e literal da palavra.

Sentido denotativo é o uso do literal ou real da linguagem. Ou seja, é aquele que não proporciona espaço para outras interpretações, sendo, portanto, objetivo e preciso. É o sentido que encontramos nos dicionários — o sentido próprio, original e direto das palavras.

A linguagem denotativa, denotação, e a linguagem conotativa, conotação, são formas distintas de expressão: na denotação, usamos o sentido dicionarizado das palavras para passar mensagens de maneira objetiva e literal; na conotação, usamos o sentido figurado para transmitir mensagens de modo subjetivo e criativo.

A metáfora se constrói com a escolha de dois termos, um em seu sentido literal (ao qual a referência é feita) e outro no sentido figurado (por meio do qual se refere ao primeiro). Assim, o que os une é uma característica do segundo termo sendo aplicada ao primeiro.