O que observar numa visita domiciliar?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Observar aspectos da rua, do entorno da casa, iluminação, saneamen- to básico, equipamentos sociais, grau de segurança das residências, entre outros fatores. No domicílio, é importante ter uma postura respeitosa e cuidadosa com a família, evitando extremos de formalidade e de invasão de privacidade.

1 – Seja objetivo

  • Nome, endereço e contato do cliente;
  • Nome do profissional responsável pela visita;
  • Data e hora em que a visita ocorreu;
  • Tipo de tarefa realizada na visita;
  • Duração da visita.

III – Visita Domiciliar: considera um contato pontual da equipe de enfermagem para avaliação das demandas exigidas pelo usuário e/ou familiar, bem como o ambiente onde vivem, visando estabelecer um plano assistencial, programado com objetivo definido.

ETAPAS DA VISITA DOMICILIAR
De acordo com Takahashi e Oliveira (2001), essa ação é composta por quatro etapas: planejamento, execução, registro de dados e avaliação do processo, a seguir descritas.

Orientações para realização das visitas
Para que uma visita domiciliar ocorra, a primeira condição é que se combine ela com o paciente e sua família. Isso é necessário, por ser importante e fundamental nesse processo a participação ativa da família nessa ação.

2. O que levar na visita domiciliar? O atendimento domiciliar inclui equipamentos médicos para verificar os sinais vitais, suprimentos laboratoriais simples e materiais para realizar pequenos procedimentos e um prontuário do paciente ou laptop/tablet para acesso remoto ao registro médico eletrônico (Quadro 1).

O planejamento inicia-se com a seleção das visitas, segundo os critérios estabelecidos pela equipe de saúde. É importante considerar o itinerário, o tempo a ser gasto em cada casa e o horário disponível do técnico e do usuário.

Uma boa forma de avaliar suas visitas técnicas é dando notas aos itens que você observou. A nota serve como um padrão de qualidade que você utilizará posteriormente para avaliar a evolução do estabelecimento através da nota média final que é gerada em cada visita.

Relatórios de Visita (Domiciliar/Institucional): resultante de visitas do Assistente Social ao domicílio de usuários ou à instituições. Deve ser objetivo e pode conter apenas aspectos analíticos ou descrições informativas do domicílio.

A Atenção Domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções.

Durante a visita, vários pontos devem ser observados, considerando: • Estado de saúde atual. Ambiente domiciliar. Nível de capacidades de autocuidado. Nível de cuidado de enfermagem necessário.

Os critérios avaliados são a necessidade de suporte terapêutico, realização de quimioterapia, necessidade de suporte ventilatório, presença de lesão vascular ou cutânea, grau de dependência na realização de atividades pessoais básicas diárias, capacidade ou não de locomoção e a necessidade de terapias seriadas como ...

*** Número de pessoas que constituem a familiar; problema de saúde de cada membro familiar; identificar os fatores de risco como: baixo peso; obesidade; tabagismo, etilismo; violência doméstica, entre outros.

O tem- po médio de duração de cada visita domiciliar foi de aproximadamente 55 minutos.

O planejamento para definir um roteiro de visitas eficiente

  1. 1 – O básico: separar por setores e organizar visitas por CEP. ...
  2. 2 – Aprofundando: separando por horários. ...
  3. 3 – Indo além: a preferência dos clientes e prospects. ...
  4. 4 – Para não errar: crie o roteiro de visitas para a semana inteira.

Dentre as ferramentas de abordagem familiar em aten - ção primária à saúde, as mais utilizadas são: Geno gra - ma, Ecomapa, Ciclo de Vida Familiar, FIRO (Fun da - mental Interpersonal Relations Orientations) e PRACTI CE (Present Problem; Roles and Structure; Affect; Com mu - ni cation; Time in the family life cycle; ...

Os instrumentos – Genograma e Ecomapa – são importantes para compreendermos melhor o processo de adoecimento nas famílias, conhecer a situação dos seus membros e suas relações não apenas dentro da família, mas também com as demais famílias com quem convivem e estabelecem suas redes de apoio.

Cuidados de Enfermagem em casa

  • Auxiliar o banho do paciente;
  • Realizar os cuidados pós-cirúrgicos;
  • Ministrar os medicamentos;
  • Fazer e trocar curativos;
  • Colocar e trocar bolsas de colostomia;
  • Realizar lavagem intestinal;
  • Passar sonda vesical e para alimentação.

Frequência, periodicidade e planejamento das visitas domiciliares. A VD é uma atividade central do processo de trabalho do ACS e deve ser realizada com frequência média de uma visita família/mês, sendo que as famílias com maior necessidade deverão ser visitadas com mais frequência 9.

Por meio da VDvisita domiciliar, é possível conhecer o ambiente familiar, as reais condições de vida, habitação, higiene, alimentação, meio ambiente, hábitos e rotinas do indivíduo.

As visitas técnicas são atividades que visam oportunizar a formação complementar dos estudantes, tomando consciência e contato com áreas de formação e atuação profissional diferentes daquelas abordadas tradicionalmente durante a formação regular.