O que observar no desenvolvimento cognitivo infantil?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

O desenvolvimento cognitivo infantil representa a evolução da criança no processamento das informações no cérebro. Ou seja, à medida que cresce, ela vai se tornando mais capaz de adquirir, fixar e utilizar conhecimentos nas situações do seu dia a dia.

Podemos observar quatro áreas no desenvolvimento de uma criança, as quais são: a física, a cognitiva, a emocional e a social. Essas áreas necessitam estar sintonizadas e precisam se desenvolver na mesma proporção.

O desempenho cognitivo das crianças foi analisado através de atividades que envolviam leitura e ditado de palavras e de pseudopalavras, consciência fonológica, processamento auditivo e visual e velocidade de processamento.

ÁREA COGNITIVA:
Presta atenção nas aulas ou é dispersivo. Realiza atividades de sala de aula de forma independente ou necessita de ajuda do professor ou colegas. Persiste na realização das tarefas ou desiste diante da primeira dificuldade.

Além da aplicação de escalas e questionários neuropsicológicos, a avaliação cognitiva também inclui entrevistas feitas com o paciente e, se necessário, com familiares. O profissional vai analisar os resultados de todas as etapas para orientar a pessoa em relação a seu diagnóstico e tratamento.

A cognição consiste na capacidade de processar informações com o intuito de perceber e compreender o mundo que nos rodeia, além de responder adequadamente aos estímulos recebidos. Nesse sentido, habilidades cognitivas têm a ver com conhecimento assimilado e compreendido pela criança.

A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual. A psicologia cognitiva está ligada ao estudo dos processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo e o desenvolvimento cognitivo (intelectual).

O desenvolvimento cognitivo está relacionado à nossa capacidade de aprender, reter informações e responder aos desafios cotidianos. Tal processo não é estático, mas continuamente aprimorado, desenvolvido ao longo de todas as fases da vida, da infância à velhice.

Aspecto físico-motor: descreve a maturação do corpo e da mente. Aspecto intelectual: se refere à capacidade cognitiva do ser humano. Aspecto afetivo-emocional: mostra a capacidade de integrar experiências e emoções, construindo seus sentimentos. Aspecto social: reações e posturas relacionadas às vivências em sociedade.

Assim, para avaliar o crescimento infantil é preciso realizar a mensuração e o acompanhamento das medidas antropométricas da criança, tais como: peso, estatura, perímetro cefálico e torácico, relacionando-os entre si(1).

DOMÍNIOS DO DESENVOLVIMENTO
Os cientistas do desenvolvimento estudam os três principais domínios, ou aspectos, do eu: físico, cog- nitivo e psicossocial. O crescimento do corpo e do cérebro, as capacidades sensoriais, as habilidades motoras e a saúde fazem parte do desenvolvimento físico.

A avaliação do desenvolvimento deve ser um processo contínuo de acompanhamento das atividades relativas ao potencial de cada criança, com vistas à detecção precoce de desvios ou atrasos. Essa verificação pode ser realizada de forma sistematizada por meio de alguns testes e/ou escalas elaboradas para tal finalidade.

Após essa idade, outros podem surgir, como:

  1. Falta de interesse em ir para a escola ou realizar as tarefas em casa;
  2. Dificuldade de interagir com os pares de idade ou desconhecidos;
  3. Dificuldade no desenvolvimento da fala, na identificação de letras e na adaptação a ambientes novos.

Aspecto cognitivo da aprendizagem
Esse é um processo de aperfeiçoamento de habilidades realizado pelo cérebro, que nos permite criar autonomia em relação a diversas coisas.

A avaliação cognitiva pode ser realizada por profissionais de saúde e, geralmente é mais focada no interesse do profissional. A avaliação Neuropsicológica, entretanto, só pode ser realizada por psicólogos, preferencialmente com especialização em Neuropsicologia.

Habilidades cognitivas: 8 atividades que ajudam a desenvolver

  1. Jogo da memória desenvolve as habilidades cognitivas. ...
  2. Dançar também é estimulante. ...
  3. Atividades ao ar livre. ...
  4. Esportes em grupo são ótimos. ...
  5. Xadrez é um clássico dessa área. ...
  6. A leitura e as habilidades cognitivas. ...
  7. Botar a mão na massa. ...
  8. Aplicativos de “quebra-cabeça”