O que observar durante a visita domiciliar?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Observar aspectos da rua, do entorno da casa, iluminação, saneamen- to básico, equipamentos sociais, grau de segurança das residências, entre outros fatores. No domicílio, é importante ter uma postura respeitosa e cuidadosa com a família, evitando extremos de formalidade e de invasão de privacidade.

Ao realizar a visita domiciliar o enfermeiro utiliza uma visão diferenciada acerca do processo de adoecimento das pessoas e por ter uma maior aproximação da família e sua integração nos cuidados, tem a possibilidade de visualizar e compreender o contexto domiciliar e nele interagir produtivamente (SANTOS; MORAIS, 2011) ...

167), a “Visita Domiciliar é uma prática profissional investigativa ou de atendimento, efetuada por profissionais junto ao indivíduo em seu próprio meio social ou familiar, os quais desenvolvem as técnicas de observação, de entrevista e de relato oral”.

2. O que levar na visita domiciliar? O atendimento domiciliar inclui equipamentos médicos para verificar os sinais vitais, suprimentos laboratoriais simples e materiais para realizar pequenos procedimentos e um prontuário do paciente ou laptop/tablet para acesso remoto ao registro médico eletrônico (Quadro 1).

Intervir precocemente na evolução para complicações e internações hospitalares; Estimular a independência e a autonomia do indivíduo e de sua família, incentivando práticas para o autocuidado; Aperfeiçoar recursos disponíveis, no que tange a saúde pública, promoção social e participação comunitária.

Relatório da Visita Domiciliar
O relatório deve ser claro, objetivo, sintético, ter uma sequência lógica e ser iniciado com as informações colhidas, seguido das observações feitas e, por fim, das intervenções realizadas.

É importante assegurar o respeito e o sigilo profissional. A visita domiciliar exige que o profissional esteja bem instrumentalizado para atender as demandas que surgem e uma preparação antecipada com objetivos definidos. A opção pela visita domiciliar se depara com limites e possibilidades inerentes a sua utilização.

A observação consiste na ação de perceber, tomar conhecimento de um fato ou conhecimento que ajude a explicar a compreensão da realidade objeto do trabalho e, como tal, encontrar os caminhos necessários aos objetivos a serem alcançados.

Durante a visita, vários pontos devem ser observados, considerando: • Estado de saúde atual. Ambiente domiciliar. Nível de capacidades de autocuidado. Nível de cuidado de enfermagem necessário.

Cuidados de Enfermagem em casa

  • Auxiliar o banho do paciente;
  • Realizar os cuidados pós-cirúrgicos;
  • Ministrar os medicamentos;
  • Fazer e trocar curativos;
  • Colocar e trocar bolsas de colostomia;
  • Realizar lavagem intestinal;
  • Passar sonda vesical e para alimentação.

Diagnóstico de enfermagem
Após uma análise minuciosa, o enfermeiro tomará uma decisão em prol da melhoria do estado de saúde do paciente. Nesse contexto, serão consideradas as questões que envolvam risco iminente de morte ou que possam piorar a condição clínica do doente.

Na visita domiciliar, é possível estabelecer, junto aos familiares, um suporte maisadequado às necessidades específicas da pessoa idosa, negociando com familiares e/ou cuidadores cada aspecto desse cuidado.

O ACS deve acompanhar todas as famílias e pessoas do seu território através da visita domiciliar onde irá desenvol- ver ações de educação em saúde, porém sua atuação não está restrita ao domicílio, e deve ocorrer também nos diversos espaços comunitários.

Esse profissional, por sua postura diferenciada de escuta, pode, dentro da equipe, ajudar na ampliação acerca da percepção de um problema específico suscitado pela família; fazer o papel de intermediação entre a equipe e a família; e incentivar a reflexão técnica intermembros da equipe.