O que o zolpidem faz no cérebro?

Perguntado por: vcaetano3 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

Interruptor desligado. O zolpidem atua num receptor dos nossos neurônios e mexe com um químico cerebral chamado ácido gama-aminobutírico, também conhecido pela sigla Gaba.

As propriedades desses remédios são calmantes, relaxantes, sedativas e até mesmo ansiolíticas. Por conta destas características, o Zolpidem só pode ser utilizado com orientação médica. Então, o Zolpidem é indicado para pessoas com insônia ocasional, transitória ou crônica.

Quanto tempo o zolpidem faz dormir? O zolpidem é um medicamento que começa a fazer efeito cerca de 15 a 30 minutos após a ingestão. O seu efeito máximo ocorre em cerca de uma hora. A duração do efeito do zolpidem pode variar de acordo com a dose utilizada, podendo durar de 6 a 8 horas.

Substâncias que podem substituir o Zolpidem
Lúpulo: importante ingrediente na composição de cervejas, o lúpulo possui ação calmante, antiespasmódica e sonífera e pode ser encontrado em cápsulas, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Qual é a diferença entre o zolpidem e o Rivotril®? Rivotril® é um medicamento cujo fármaco é o clonazepam, que pertence à classe dos benzodiazepínicos (BDZ). Tanto o clonazepam quanto o zolpidem são psicofármacos com ação no receptor GABA, ou seja: causam sedação (sono).

O que é mais forte: zolpidem ou clonazepam? Os dois medicamentos agem sobre o mesmo receptor no cérebro, o GABA-A. O clonazepam pode ser considerado mais forte por ter um tipo de ação mais amplo, com mais efeitos.

“Também é fundamental que o indivíduo tome o remédio somente na hora de ir dormir e não faça outras atividades, inclusive mexer no celular.

Dois dos efeitos do zolpidem descritos em bula são o sonambulismo e a chamada amnésia anterógrada, que pode ser definida como um “apagão”. O indivíduo pode conversar, fazer compras, falar ao telefone, e não se lembrar de absolutamente nada depois.

"É como se eu estivesse acordada e, ao mesmo tempo, dormindo. É muito semelhante ao sonambulismo", explicou a neurologista. Por conta da ação do medicamento, a recomendação é de que o paciente repouse logo após a ingestão do remédio. Evitando, assim, qualquer tipo de ação após o uso do medicamento.

O medicamento tem como efeito possível a amnésia anterógrada: trata-se da dificuldade de lembrar o que aconteceu logo após tomar o comprimido. Por isso, a indicação é que ele seja ingerido ao deitar na cama.

Não engula o comprimido inteiro ou tome o comprimido com água.

Você deve tomar hemitartarato de zolpidem em dose única e não tomar mais de uma dose durante a mesma noite. Deve-se utilizar a menor dose diária efetiva de hemitartarato de zolpidem e não deve exceder 10 mg. zolpidem, pode resultar em sedação, depressão respiratória, coma e óbito.

É importante destacar que caso seu uso se dê em grande quantidade, pode ser necessário internação hospitalar pelo risco de crise convulsiva devido a abstinência. Assim, o tratamento para dependência de Zolpidem ocorre mediante a substituição gradativa dessa medicação por outra.

Segundo a bula, o comprimido de 10 mg de zolpidem deve ser tomado já na cama, ou imediatamente antes de deitar. Só se deve tomar uma dose por dia e o uso do remédio não deve ultrapassar quatro semanas.

Flunitrazepam – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Relaxantes Musculares

  • Ciclobenzaprina (Miosan®, Musculare®, etc.);
  • Carisoprodol (Mionevrix®, Mioflex®);
  • Orfenadrina (Dorflex®).

Lançado no início dos anos 1990, o zolpidem é um fármaco da classe dos hipnóticos (para indução do sono) que deve ser usado por um curto período — no máximo, quatro semanas — por quem tem dificuldades para dormir ou manter o sono por um tempo adequado.

O especialista pontua que, assim como os medicamentos de tarja preta, o Zolpidem pode estar associado a uma diminuição do efeito se for usado de forma contínua por um longo período.

STILNOX é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada zolpidem. O zolpidem age sobre os centros do sono que estão localizados no cérebro. Por isso, o médico prescreve STILNOX para o tratamento da insônia, isto é, para aquelas pessoas que têm dificuldade em adormecer ou permanecer adormecidas.

Em doses mais elevadas, a chamada sedação profunda, a pessoa só responde a estímulos muito dolorosos ou repetitivos. Entre os sedativos usados para pessoas com problemas para pegar no sono estão a Amitriptilina (Amytril), o Diazepam (Valium), Zolpidem e o Clonazepam (Rivotril), entre outros.