O que o Zero faz no Uno?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Zero Amarelo: Dá o direito de trocar de mão com outro soldado. A troca é obrigatória. Zero Vermelho: Essa carta faz com que todos os jogadores troquem de mão com o soldado da direita (regra enviada por @olhaju). Zero Azul: Permite que o jogador revele a mão de um soldado.

Veja o valor de pontuação de cada carta.

  1. Cartas numeradas: valor da carta (ex: 7 = 7 pontos)
  2. Carta +2: 20 pontos.
  3. Carta Inverter: 20 pontos.
  4. Carta Pular: 20 pontos.
  5. Carta Curinga: 50 pontos.
  6. Carta Curinga Trocar as Mãos:
  7. Carta Curinga +4: 50 pontos.

A mais conhecida é a de empilhar cartas de ação «comprar duas» ou «comprar quatro». Assim, o jogador que teria que pegar do monte pode passar a infeliz prenda para o próximo da ordem (com a pena dobrada). Tem quem ainda permita o empilhamento de ambas as cartas juntas!

Criadores do jogo UNO esclarecem: cartas +2 e +4 não se podem somar.

Em cada oportunidade, o jogador pode jogar uma carta de sua mão que seja igual à cor ou ao número sendo que se tiver mais de que uma carta desse numero pode jogá-las (se for uma carta numérica) ou o símbolo (Se for uma carta que possui uma habilidade especial) ou uma carta idêntica (igual em ambos, a cor e o número ou ...

No texto da publicação podemos ler que, se alguém colocar uma carta +4, o jogador deve ir buscar 4 cartas e perde a vez de jogar. Ou seja, o jogador não pode colocar uma carta +2 para que a próxima pessoa vá buscar 6 cartas.

"Se alguém joga uma carta +4, você deve comprar 4 e sua vez é pulada. Você não pode jogar um +2 para fazer a pessoa comprar 6. Nós sabemos que você já tentou isso," escreveu. A regra também vale para qualquer outra carta, até mesmo outra +4.

“Se alguém colocar uma carta +4, você deve comprar quatro e sua vez é pulada. Você não pode colocar +2 para fazer a próxima pessoa comprar mais seis cartas. Sabemos que você já tentou fazer isso.” Com este anúncio sobre as regras do jogo, a UNO acabou com uma das estratégias mais utilizadas por todos os jogadores.

Cartas especiais: “inverte”, “bloqueio” e “+2”, podem ser jogadas quando na mesa estiver uma carta da mesma cor ou do mesmo símbolo. Page 7 6 o Consequência das cartas: “inverte”, inverte o sentido das jogadas; “bloqueio”, impede o jogador seguinte de jogar, devendo-se pular este jogador; “+2”, força o jogador seguinte ...

Para iniciar, o jogador deve informar sua aposta, no mímino 1 e no máximo todo o seu saldo. O usuário pode escolher até três cartas. O objetivo é chegar o mais próximo possível do número 21 sem excedê-lo. O jogador que excede o valor de 21 perde a partida.

FINALIZANDO: Ao jogar sua penúltima carta, você deve gritar "UNO" para indicar que você só tem uma carta na mão. Se não gritar "UNO" e alguém perceber antes do próximo jogador começar a jogar, você terá que comprar duas cartas. Quando um jogador tiver acabado com suas cartas, a rodada termina.

Caso você tenha uma carta exatamente igual à que está no bolo de descarte (mesma cor e mesmo número/símbolo), pode furar a fila e "cortar a mesa", jogando sua carta na frente dos outros. Isso significa que o próximo a jogar é a pessoa que vem depois de você.

Se alguém jogar uma carta incorreta ou se esquecer de gritar “Uno” cada vez que ficar apenas com uma carta na mão, ele terá que “comprar” duas cartas da pilha. Quando acontecer de o jogador não ter uma carta correspondente à que está na mesa, então ele deverá tirar uma carta da pilha.

O objetivo do UNO é ser o primeiro jogador a ficar sem cartas na mão. Para o efeito terá de jogar uma carta de cada vez, que corresponda ao número ou cor da carta jogada anteriormente. Quando tiver apenas uma carta na mão, deverá gritar “UNO”. O jogo termina quando os jogadores ficarem sem cartas na mão.

Por meio de seu Twitter oficial, a empresa deixou claro que o jogador não pode jogar uma carta de mais dois em cima de outro mais dois, ou seja, o próximo jogador deve obrigatoriamente comprar as cartas.

Carta espelho: você pode usar para rebater uma ação feita contra você, a pessoa que jogou a ação sofrerá o dano. Carta trocar de mãos: você pode trocar a mão com um dos jogadores.

Pois, diz a Mattel: não pode mesmo fazer isso. “Se alguém coloca uma carta +4, você deve tirar quatro cartas e passar a sua vez. Não pode pôr uma carta +2 para que a pessoa seguinte apanhe seis cartas. Sabemos que já o tentou”, diz a empresa.

Para diferenciar o 6 do 9, é utilizado um sublinhado embaixo da carta respectiva. Para começar o jogo, são distribuídas sete cartas a cada jogador, e a carta que ficou em cima do baralho é virada para cima, sendo que esta é a primeira.

E o veredito foi dado: você não precisa falar absolutamente nada quando estiver com apenas uma carta restante em sua mão no UNO.

Silêncio: toda vez que alguém joga uma carta 7, todos devem ficar em absoluto silêncio até que a vez de jogar volte ao jogador que lançou a carta. Até para falar Uno, deve ser indicado de outra maneira (como mostrar o número 1 com as mãos).

Curingas são as cartas mais poderosas no jogo. Usando elas ao seu favor, você pode vencer facilmente.