O que o YAWO não pode fazer?

Perguntado por: lpereira9 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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O Yawo não deve passar pelo seu pai de santo com a cabeça erguida, e sim um pouco curvado para frente. O Yawo não deve sentar em soleira de porta. Yawo não passa embaixo de escada. O Yawo não deve pegar sol de Meio-dia, mesmo com cabeça coberta.

No candomblé, o preceito é o período após a reclusão do yawo (seja na iniciação ou após as obrigações de 1 ano em diante), em que o mesmo deverá seguir algumas regras.

Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...

O Ritual de uma casa de Ketu, é diferente das casas de outras nações, a diferença está no idioma, no toque dos Ilus (Atabaque no Ketu), nas cantigas, nas cores usadas pelos Orixás, os rituais mais importantes são: Padê, Sacrifício, Oferenda, Sassayin, Iniciação, Axexê, Olubajé, Águas de Oxalá, Ipeté de Oxum,…

“Há muito que se aprender no Candomblé, além das músicas e danças exibidas nas festas públicas e mesmo além da possessão (…). Há uma etiqueta regulando as relações com os orixás e uma etiqueta das relações entre os adeptos situados em pontos diferentes da estrutura hierárquica do terreiro.

Um iyawô (recém iniciado) faleceu após o processo de iniciação no candomblé, dia 22 de setembro, no Rio de Janeiro. Informações nas redes sociais dizem que o rapaz, de 22 anos, era diabético e necessitava de insulina diariamente, medicação que não foi ministrada durante os 21 dias de recolhimento.

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé.

"Ela tem algumas regalias dentro do terreiro, mas muitas vezes ela tem que 'deitar pro Santo'. Ela fica recolhida no terreiro, sem contato com o mundo externo, fazendo as obrigações do Santo e muitas vezes deitada e dormindo no chão. É um período de uma semana geralmente”.

Normalmente são casas pequenas que são independentes, possuídas e administradas pelo babalorixá(homem) ou iyalorixá(mulher) dono da casa e pelo Orixá principal respectivamente. O terreiro visitado é dirigindo por um Pai de santo, conhecido por “Pai Walter”, que foi o principal interlocutor da etnografia.

Durante esses três meses o iaô continuará dormindo numa esteira, usará roupas brancas e seguir uma série de restrições denominada de preceito ou resguardo como: não ter relações sexuais, não se olhar no espelho (Lembrando que nesse momento, você e o orixá se tornam um só, e até tirar o quelé, é como se tudo que você ...

Dofona é a pessoa que foi iniciada primeiro ou sozinha no dia de seu nascimento. Iaô é nome que se leva assim que se inicia e nasce para os orixás.

Ali, o ebó sugerido pelo gerente da loja, Reinaldo Lima, 26, custa de R$ 70 a R$ 100. “Bota um pênis de cera, um testículo ou pênis de boi, milho branco, boneco branco, azeite doce e mel”, disse.

Existem aqueles que possuem a condição de entrar em transe, de serem possuídos por seus orixás ou por outros espíritos. Diz- se que esses são médiuns rodantes, que “rodam no santo” ou “viram no santo”.

Bori: da fusão bó, que em ioruba significa oferenda, com ori, que quer dizer cabeça, literalmente traduzido significa “Oferenda à Cabeça”. A ação consiste em oferecer comidas sacrificais a cabeça de doze performance, sendo estes representações vocativas e iconográficas dos doze principais orixás do candomblé.

No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.

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