O que o Xenical faz no organismo?

Perguntado por: dfurtado4 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Xenical® age diretamente no sistema digestivo, impedindo que cerca de 30% da gordura que você ingeriu com a alimentação seja absorvida em cada refeição, e esse excesso é eliminado com as fezes. Portanto, seu organismo deixará de armazenar uma boa quantidade de gorduras por refeição, ajudando-o a reduzir o seu peso.

O efeito do orlistat resulta num aumento do conteúdo em gordura das fezes 24 a 48 horas após a administração.

O fármaco orlistate, o mesmo princípio ativo do xenical ou alli, indicado no tratamento da obesidade (que hoje atinge a casa dos 30% na população mundial), provou que pode alterar o perfil de ácidos graxos do organismo humano e que, em longo prazo, pode levar a uma síndrome caracterizada por esta deficiência.

O orlistate ou orlistat, conhecido também como Xenical, é um medicamento criado na década de 1990 para emagrecer. Ele bloqueia a absorção de até 30% das gorduras ingeridas por meio da inibição da enzima lipase, responsável por sua digestão. Com isso, a gordura em excesso acaba sendo eliminada pelas fezes.

Gostaria de saber se depois que eu parar de tomar orlistate, eu irei engordar? Não há relato de efeito rebote com a suspensão do uso do Orlistate. Mas você terá um aumento na absorção da gordura dos alimentos que o Orlistate estava bloqueando.

Orlistate deverá ser associado a uma alimentação com leve redução de calorias. No máximo 30% dessas calorias devem ser provenientes de gorduras. Você deve distribuir bem sua ingestão diária de gorduras, carboidratos e proteínas entre as três refeições principais.

Olá, orlistat não é solução para emagrecimento e a diminuição da absorção da gordura pode acarretar carência de vitaminas, o que não é aconselhável, além de alterar sua microbiota intestinal. Vale a pena pensar em reeducação alimentar.

A médica afirma que ele pode, entretanto, causar incontinência fecal, efeito que pode ser controlado por meio da dosagem. “Como ele impede a absorção de gordura, o cocô fica extremamente amolecido e cheio dela. Muitas vezes o paciente não consegue segurar por serem fezes mais lisas”, pontua Prado.

Pode tomar por tempo indeterminado, só é importante fazer dosagem de algumas vitaminas lipossoluveis (que são absorvidas na dependência de gordura) quando a medicação é tomada por muito tempo para saber se não está com deficiência.

O Orlistate é uma medicação para combater a obesidade e sendo assim, também pode melhorar a esteatose hepática e os níveis de colesterol.

Em casos raros, o Orlistat faz mal para o fígado, causando dano hepáticos, como a icterícia, caracterizada pela coloração amarelada da pele e dos olhos. Além disso, pode haver interferências medicamentosas em pacientes que utilizam fármacos para tireoide ou usam contraceptivos hormonais.

Sim, é normal e acontece tal como o que a colega Tatiana disse.

O orlistat elimina 30% da gordura que você ingeriu. Se as fezes estão alaranjadas significa que você tem comido muita gordura ou que o alimento está sendo preparado com gordura. É normal ocorrer, porém o ideal é que você reduza a ingesta de gordura na alimentação.

R$ 268,21Ativar Desconto Lab.

ORLISTATE 120MG 42 CÁPSULAS (NEO QUIMICA) GENÉRICO XENICAL.

O orlistat reduz a absorção de gordura em 30% e a elimina nas fezes, mas não deve ser usado por quem tem dificuldade para absorver nutrientes. A sibutramina age sobre a serotonina, dá a sensação de saciedade, mas seu uso foi restrito pela Anvisa pelo risco cardiovascular. A sibutramina não funciona para todo mundo.

A estimativa é a perda de 10% do peso corporal total em apenas seis meses. No entanto, há formas para potencializar os resultados do Orlistat. Para tanto, é importante adotar uma dieta hipocalórica e a prática de atividades físicas.

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

Faça uso de uma fita métrica
Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que é ruim.