O que o xamanismo ensina?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

O xamanismo é uma crença espiritual/religiosa que busca a força interior e o reencontro dessa com os ensinamentos da natureza. Para os adeptos do xamanismo, a cura para todos os males está dentro de cada ser e por isso ninguém pode curar ninguém e sim a pessoa cura a si mesma.

Um líder espiritual entrava em transe e invocava espíritos para negociar a salvação da alma dos doentes, pois acreditavam que as pessoas caíam em enfermidade por causa de suas almas perdidas. Esse conjunto de práticas é conhecido como xamanismo, e não se reduz a uma só definição.

A terapia xamânica é um conjunto de técnicas psíquicas e energéticas, resgatadas da sabedoria ancestral, com o objectivo de guiar o individuo para um estado natural de harmonia, felicidade e poder pessoal.

Xamanismo e Espiritismo
A habilidade de ver espíritos dos mortos, nata ou desenvolvida por treinamento, possuem grandes afinidades com as habilidades próprias de um xamã (ELIADE, 2002, p. 104), e isto é a base fundamental do Espiritismo, a comunicação com o mundo dos mortos através de transes (KARDEC, 1998, p. 235).

O xamanismo representa, assim, uma base comum aos povos autóctones da Ásia e das Américas, já que este continente foi ocupado por sucessivas migrações provenientes do primeiro. Mais antigo, o xamanismo foi sobreposto por grandes religiões tais como o budismo, o confucionismo, o taoísmo, o cristianismo e o islamismo.

A exemplo disso, Jesus Cristo passou a ser associado à Bdâ, que também é chamado de Waptokwa. A Virgem Maria passou a ser associada a Wazeparkwá (mãe de Waptokwa) e São Pedro (companheiro bíblico de Jesus) associado à Waire (Mattos, 2009).

Tradicionalmente, a pessoa que demonstra profundo conhecimento da natureza humana, que age com sabedoria, que vive em harmonia e transmite bons ensinamentos, pode ser escolhido pelo seu povo para os representar como xamã.

Criado por antropólogos, o termo xamanismo é um conjunto de práticas ancestrais, em que a natureza, os animais, as plantas, as pedras, o universo e o planeta são vistos como sagrados, divindade ou espíritos de luz.

O termo Xamanismo, criado por antropólogos, é um conjunto de práticas ancestrais, em que a natureza, os animais, as plantas, as pedras, o universo e o planeta são vistos como sagrados, divindade ou espíritos de luz.

Como descobrir seu animal de poder
Para descobrir seu Animal de Poder, é necessário o auxílio de um mestre xamã, porque ele facilita e confirma o encontro da pessoa com esse toten e a guia em toda a jornada de descobrimento.

Xamãs são homens e mulheres de grande talento, que dominam um complexo vocabulário e um tesouro de sabedoria a respeito de ervas, rituais, procedimentos de cura e o mundo dos espíritos de suas culturas.

Tendo seu espaço sagrado demarcado por pedras, as Rodas Xamânicas configuram diferentes caminhos e direções, de acordo com o potencial de cada pedra: seu propósito, simbolismo, poderes e valores. Nos rituais xamânicos, reverencia-se as diferentes direções de acordo com o lugar onde cada pedra se encontra.

O xamanismo é uma experiência poderosa e formidável, que requer um equilíbrio mental e espiritual extremo, na qual xamã e paciente realizam uma viagem emocional, ao transportarem o limite de um mundo paralelo, para penetrar no domínio mítico da matéria dos sonhos (LIMA SANTOS, 2007, p.

O xamanismo ou pajelança, como vulgarmente é conhecida por nós, silo práticas desenvolvidas por certos povos, que têm como o objetivo o tratamento de doenças físicas como espirituais.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

O casamento baseado na filosofia xamânica celebra o encontro das almas. Agora com o Espaço Xamânico Fênix, vocês também podem celebrar o encontro físico através de um espaço construído para abrigar cerimônias ligadas ao xamanismo.

A natureza primitiva e as culturas primordiais são nossas forças motrizes e por isso dizemos: Aho, “que assim seja”, Mitakuye Oyasin, “por todas as nossas relações”; uma saudação indígena, Lakota Sioux, que prospera no centro de nossos corações e reconhece no outro a sua sabedoria.

1 Em diversos povos do norte da Ásia, indivíduo que supostamente apresenta poderes mágicos, curativos ou divinatórios.

Não existe neste estilo - música xamânica - uma estrutura de teoria musical, de origem especificamente indígena, que possa ser derivada de outra coisa que não seja a mesma para qualquer outro estilo de música.

Assim como o Reiki tradicional, o Reiki Xamânico também é uma terapia baseada na canalização da energia universal através da imposição de mãos. A diferença é que o ritual xamânico é baseado em vivências indígenas e tribais, provenientes de tradições milenares.