O que o whey protein faz no nosso corpo?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Para que serve e quais são os benefícios do whey protein? Além das proteínas e dos aminoácidos, o whey protein tem alta concentração de cálcio, trazendo benefícios para a saúde óssea do corpo. O consumo do suplemento pode ajudar no aumento da força e da massa muscular após a prática de atividades intensas.

Por outro lado, existem alguns estudos os primeiros benefícios podem ser obtidos logo após o treino, com duração média de até 72 horas. “O whey protein tem início após um treino e pode durar até 72 horas ou mais, dependendo da intensidade e duração do exercício realizado, mas não existe uma regra.

No entanto, a recomendação geral do whey protein é de 20 a 40 g por dia, podendo ser tomado diluído em água, em suco de frutas ou adicionado à frutas picadas, por exemplo, sendo indicado tomar 30 minutos antes ou logo após o exercício físico.

Quem é melhor: Whey Protein ou Creatina? É complexo apontar um produto melhor, já que o Whey Protein age de uma maneira e a creatina obedece outro padrão de comportamento no corpo. Entretanto, para quem deseja apenas manter a saúde e ganhar massa magra, o Whey Protein leva vantagem.

Segundo especialista, o whey protein é um alimento, então o uso exagerado pode engordar, principalmente se tiver carboidrato adicionado na sua fórmula final. Além disso, o uso exagerado de toda proteína pode levar a sobrecarga renal.

O whey protein atua na prevenção e manutenção da massa muscular. Por isso, auxilia na prevenção e redução de quadros de sarcopenia, ou seja, o desgaste natural de massa muscular que ocorre principalmente em idosos. Para esses casos, uma boa ideia é tomar o whey antes de dormir.

A respeito de quantas vezes devemos tomar whey protein por dia, isso vai depender diretamente da sua necessidade proteica diária e disponibilidade de tempo. Contudo, por questões de economia e resultados, é recomendado tomar whey protein por no máximo duas vezes por dia.

É possível tomar whey protein todos os dias sim, porém ele não pode ser o substituto direto de todas as demais refeições.

E, somente após 6 meses do início da atividade física, é que pode-se observar um ganho considerável de massa muscular.

Benefícios do whey protein
Quando associado a treinos de força, como musculação, ajuda a turbinar o crescimento de massa muscular e a força. Alguns estudos menores apontam que o whey é ligeiramente mais eficaz nessa função do que a proteína de soja e a caseína; Por ser uma ótima fonte de proteínas, sacia bem a fome.

Com o Whey Protein, a regra é bem simples: se você tá querendo emagrecer, é melhor misturar com água. Se quer ganhar músculos ou não tem preocupação com o peso, você pode tomar com leite desnatado.

Ou seja, qualquer pessoa pode tomar whey mesmo sem treinar. No processo de emagrecimento nosso corpo precisa de energia para construir músculos (ou mantê-los) para que nosso gasto calórico aumente. Estudos mostram que poucas pessoas atingem sua necessidade diária de proteínas.

Mas essas não são as únicas fontes de carboidratos possíveis, e você pode consumir o whey junto com: Frutas, como morango ou banana, que além de carboidratos, contém outros nutrientes. Leite desnatado, que possui soro do leite e caseína, que libera de forma mais gradativa e sustentada os seus aminoácidos.

5 dicas para acelerar o ganho de massa magra

  1. Insira proteínas na dieta.
  2. Invista em treinos com peso.
  3. Durma bem.
  4. Utilize suplementos alimentares.
  5. Tratamentos com uso de tecnologia.

Entre as opções mais procuradas pelo público está o Iso Triple Zero. O suplemento utiliza apenas a proteína isolada do soro do leite, isento de gorduras e com uma alta concentração proteica por dose. É uma boa opção para quem busca o ganho de massa magra, além do aumento de força física.

Quais são os melhores suplementos para ganhar massa muscular?

  1. Whey protein. Esse suplemento traz uma grande quantidade de proteínas, todas com um alto valor biológico, pois elas são retiradas do soro do leite. ...
  2. BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) ...
  3. Creatina. ...
  4. Glutamina. ...
  5. Albumina. ...
  6. Cafeína.

O consumo de suplementos, principalmente, Whey Protein, Caseína e Albumina, costuma aumentar a produção de gases intestinais, considerando o aumento drástico na ingestão de proteínas e na dieta. Nesse caso, como a proteína demora a ser digerida, o resultado é uma produção maior de gases durante o processo.

Uma das vantagens do whey é que ele tem uma estrutura fácil de ser digerida e absorvida pelo organismo. Diversos estudos já mostraram que ingerir esse tipo de substância após os exercícios ajuda a reduzir os danos musculares e promove o crescimento e definição da musculatura. Ou seja, quer perder peso? Tome em jejum.

Os suplementos têm vitaminas e proteínas que fazem bem para o coração, rins, fígado e músculos. Mesmo assim, eles não substituem a alimentação. Os suplementos prontos e já industrializados se apresentam como uma saída segura e bem mais acessível para quem busca equilíbrio e melhora da imunidade corporal.