O que o vinho representa na Igreja?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.

Derramar o vinho na taça simbolizava o sangue de Cristo que seria derramado por todos os que chegariam a crer nEle. Quando derramou o Seu sangue na cruz, Jesus acabou com a exigência da Antiga Aliança para o contínuo sacrifício de animais.

1. Bebida alcoólica que se obtém da fermentação, total ou parcial, do sumo das uvas frescas (mosto). 2. [Por extensão] Nome de qualquer líquido açucarado que a fermentação transformou em bebida alcoólica.

O vinho tem duas simbologias na Bíblia: sangue de Jesus e alegria! E vamos falar da Alegria! Uma alegria que vem do Espírito de Deus; que não se baseia em circunstâncias que nos fazem sorrir, mas uma alegria que vem mesmo em momentos de dificuldade!

"Vinho" na Bíblia é o produto da uva. Freqüentemente se refere a uma bebida alcoólica semelhante a tais bebidas hoje. Em tais casos, o vinho é descrito como causador de muito sofrimento, e como algo que conduz homens a cometer diversos pecados vergonhosos.

Pela tradição católica, o pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Cristo durante a missa, mas apenas se forem produzidos de acordo com as regras eclesiásticas. As orientações também valem para o vinho, que precisa ser feito do "fruto da vida puro, sem corrupções", diz o documento.

Pão e Vinho
O pão simboliza o corpo e o vinho simboliza o sangue de Cristo. Esses dois elementos aparecem na Última Ceia, momento em que Jesus e seus discípulos celebram a Páscoa judaica. A Última Ceia é lembrada na Quinta-Feira Santa, data em que se inicia o momento mais importante da Semana Santa: o Tríduo Pascal.

O pão... biblicamente significa a carne de Cristo, e o vinho, o sangue de Cristo, é.... lá em Mateus 26:26, é onde ele partilha com seus discípulos.

Em suma, o milagre de Caná não apenas ilustrou o poder de Cristo de transformar o elemento terreno da água em vinho, mas também Seu poder de 'limpar' e 'purificar', de elevar homens e mulheres da mortalidade à imortalidade – de terrestre para o estado celestial.”

Além de intenso e alcoólico, o vinho da região era frequentemente misturado com especiarias, frutas e especialmente resina de árvores. Documentação da época romana indica que os enólogos da época acreditavam que mirra, incenso e terebinto preservavam vinho e impediam sua deterioração.

vinho pascoal

O vinho pascoal, livre de fermento, está sobre a mesa. Estes emblemas Cristo emprega para representar Seu próprio irrepreensível sacrifício. Coisa alguma corrompida por fermentação, símbolo do pecado e da morte, podia representar 'o Cordeiro imaculado e incontaminado'” (DTN, p. 653).

O vinho é um ótimo artigo para ser utilizado na gastronomia. O corpo, o álcool, níveis de acidez ou então doçura são capazes de gerar diferentes e tentadoras combinações que determinam diferentes aparências, texturas, aromas e claro, sabores dos pratos que podem ser preparados com a bebida.

Cântico 1:2 ARA
Beija-me com os beijos de tua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.

O vinho novo continua seu processo de fermentação na vasilha onde é depositado. O odre velho já endurecido não tem mais elasticidade e, se receber vinho novo, os gases produzidos pela fermentação rompem com o odre.

A cor vinho pertence aos tons de vermelho. Por isso, pense nas características do vermelho intensificadas. Enquanto o vermelho significa paixão, amor e energia, o significado da cor vinho é sensualidade, coragem e acolhimento. Além disso, a cor vinho é atemporal, sofisticada e elegante.

O símbolo da videira, da uva e do vinho, está presente na história da humanidade há milênios. Elemento básico do vinho, a videira simboliza plenitude e vida em abundância. Na Bíblia, encontramos muitas referências à videira, à uva e ao vinho.