O que o vinagre faz no intestino?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Verdade. Estudos comprovam que o vinagre de maçã possui um potencial antimicrobiano importante para a saúde intestinal. Isso porque ele é capaz de combater bactérias que causam inflamações e infecções generalizadas, inclusive o fungo responsável pela candidíase.

Quando ingerido em grandes quantidades, o vinagre pode causar algumas reações no corpo, como o aumento da acidez estomacal citado anteriormente. Além desse desconforto, o efeito do ácido no estômago também pode piorar lesões no órgão, como úlceras.

Alguns defensores do vinagre de maçã sugerem misturar cerca de uma colher de sopa de vinagre com uma xícara de água morna e beber a mistura até duas vezes por dia para aliviar a constipação.

É importante que não a quantidade considerada segura seja respeitada, que é de 1 colher de chá de vinagre diluída em água, isso porque o consumo de quantidades superiores pode fazer com que exista o efeito reverso, aumentando o risco de danos à mucosa do esôfago e estômago.

Pessoas com problemas estomacais, como gastrite e refluxo, ou alergias a algum elemento presente na composição do vinagre de maçã devem evitar seu consumo. Além disso, não é indicado consumir o produto em jejum, uma vez que ele tende a aumentar a acidez do estômago e isso pode gerar desconfortos gastrointestinais.

Alivia incômodo gastro-intestinal
Alguns especialistas também sugerem que a pectina, fibra solúvel encontrada no vinagre de maçã, pode ajudar a acalmar espasmos intestinais. Basta misturar de uma a duas colheres de sopa do líquido em água ou suco de maçã e beber.

O vinagre de maçã é considerado o melhor para muitos, pois é mais suave, tendo um sabor mais agradável e além de ter inúmeros benefícios para a saúde. Outros já consideram o vinagre de álcool o melhor tipo, pois além de poder ser usado na alimentação é mais eficaz na limpeza e na cozinha, além de ser o mais barato.

Bem, de acordo com alguns especialistas, é possível que o vinagre de cidra de maçã atue como um anticoagulante ou afinador do sangue.

Tomá-lo em jejum pode auxiliar na digestão, na redução da ocorrência de refluxo e no alívio da constipação. Mais do que isso, ele colabora para melhorar a absorção de nutrientes essenciais dos alimentos.

Essa sensação é chamada de dispepsia, ou má digestão, que pode ser devido à gastrite, uma inflamação. Quem possui essa doença, deve se adequar à uma dieta longe de alguns alimentos específicos, como: laranja, limão, mexerica, vinagre, frituras, café e etc.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Oito alimentos que ajudam a desintoxicar seu intestino

  1. Alimentos ricos em água. Alguns alimentos podem ajuda nesse processo de desintoxicação, tais como a melancia, melão, alface e pepino. ...
  2. Alimentos ricos em fibras. ...
  3. Brócolis. ...
  4. Chá de hibisco e Chá verde. ...
  5. Frutas cítricas. ...
  6. Frutas e Legumes Frescos. ...
  7. Gengibre. ...
  8. Hortelã

Beber água morna com limão ao acordar pode ser uma boa forma de soltar o intestino preso, porque estimula os movimentos naturais do intestino. Dessa forma, é possível fazer com que as fezes fiquem mais amolecidas e se soltem mais facilmente, aliviando o desconforto das fezes acumuladas.

Vinagre de maçã em jejum – dilua 1 a 2 colheres de sopa de um vinagre de maçã de boa procedência, preferencialmente orgânico, em um copo de água, e beba 20 minutos antes do café da manhã. Caso prefira, a mistura poderá ser consumida antes do almoço ou do jantar.

Beber a solução de vinagre de maçã: pode-se fazer uma diluição de 1 colher de sopa do vinagre de maçã em um copo de 300ml de água e beber de manhã, em jejum.