O que o verme Giardia pode causar?

Perguntado por: eespinosa . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

A giárdia fica no intestino delgado do homem, onde podem se juntar e cobrir toda a parede do intestino, impedindo a absorção dos alimentos e causando diarreia, chegando até a dar perda de peso e anemia.

O tratamento é importante para prevenir o desenvolvimento da infecção crônica. Os fármacos indicados para o tratamento de giardíase são metronidazol, secnidazol, furazolidona ou tinidazol.

Mais frequentemente, os sintomas começam 7 a 14 dias após a exposição à giárdia e podem durar, sem tratamento, cerca de 4 a 6 semanas. Uma amostra de fezes de seu filho precisa ser examinada para constatar a presença de Giardia lamblia.

A giárdia em cães também pode se manifestar na forma que chamamos de trofozoíto, mas aqui ela é pouco resistente e sobrevive apenas 30 minutos no ambiente.

O que é giardíase? Causada por um pequeno parasita, a giárdia, é um tipo de infecção que entra no corpo humano por meio de água e alimentos contaminados. A giardíase é um tipo de infecção que afeta o intestino delgado. Pessoas contaminadas com giardíase podem acabar passando a doença para outras que estão saudáveis.

Essas fezes também podem estar moles a aquosas, com uma tonalidade esverdeada e, ocasionalmente, com sangue vivo. Podemos ter a presença de muco. Lembrando que nem todas as fezes com muco e sangue são características de giárdia.

Ela é uma infecção que ocorre no intestino delgado e não causa sinais na maioria das pessoas contaminadas. A cólica abdominal, a diarreia e o mal-estar são alguns dos sintomas mais comuns. Uma das complicações que a giardíase pode causar é a intolerância à lactose.

O exame sorológico de giárdia (Elisa) serve para identificar o protozoário microscópico parasitário flagelado giárdia que fica presente no organismo não somente de cachorros e gatos, como também dos seres humanos.

Drontal vermífugo

O Drontal vermífugo é indicado para o tratamento e o controle da giardíase e verminoses intestinais.

O principal diagnóstico é feito por meio do exame parasitológico de fezes. Geralmente, devem ser colhidas 3 amostras em dias alternados. Isso porque os protozoários não são eliminados em todas as evacuações.

Os primeiros resultados do Giardicid contra as infecções e parasitas aparece ao decorrer dos 5 dias de tratamento, a média de duração.

Para giardíase sintomática, pode-se usar tinidazol, metronidazol, o nitazoxanida. Resistência e falhas do tratamento podem ocorrer com qualquer um deles. O tinidazol é tão eficaz quanto o metronidazol, mas o tinidazol é mais bem tolerado e administrado como dose única desta maneira: Adultos: 2 g, por via oral, 1 vez.

Os fármacos mais indicados são albendazol, fembendazol, febantel/pitantel/praziquantel, furazolidona, tinidazol, secnidazol, metronidazol e ronidazol. Apesar de classicamente utilizado, o metronidazol é recomendado para os casos de coinfecção por Clostridium spp., pois a sua eficácia para o controle de Giardia spp.

A doença pode ser transmitida do animal para o homem e vice-versa, por isso é considerada uma zoonose pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O contágio ocorre quando há a ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos (“ovos”) do protozoário. Os cistos também podem ser encontrados nos pelos dos animais.

Giardia lamblia
Os trofozoítos de Giardia absorvem nutrientes do lúmen e são anaeróbios. As principais vias de infecção humana incluem a ingestão de água potável não tratada (que é o método mais comum de transmissão deste parasita), alimentos e solo contaminados com fezes humanas.

Como é a transmissão da giardíase? A transmissão do parasita é realizada por meio da água, alimentos ou objetos contaminados. Também é transmitido de pessoa para pessoa, ao entrar em contato com mãos contaminadas ou pelo contato íntimo anal.

O mecanismo pelo qual a Giardia lamblia causa diarréia e má absorção intestinal permanece controverso e é provável que seja multifatorial. Ela pode produzir vários graus de dano à mucosa e, ao mesmo tempo, propiciar condições na luz intestinal que poderiam prejudicar a digestão e a absorção de nutrientes.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

A dirofilariose em cães e gatos é uma doença causada por um parasita nematódeo, denominado Dirofilaria immitis, conhecido popularmente como o “verme do coração”. Este parasita, por sua vez é transmitido pela picada do mosquito que teve contato prévio com animais já doentes.

Causas da contaminação por giardíase
Extremamente resistente, o protozoário pode sobreviver por meses nos ambientes, ficando nas fezes encontradas na rua, na água ou até no pelo dos pets. Com isso, é ingerido pelos animais e dá início a um novo ciclo da giárdia.