O que o verbo pode expressar?

Perguntado por: lvidal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Verbo é uma classe de palavras variáveis em tempo, modo, número, pessoa e voz, que expressam ação, estado ou fenômenos da natureza. É uma das partes mais importantes da gramática por determinar a ocorrência fundamental na qual as demais palavras se relacionam.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.

Os modos verbais indicam como a ação do verbo pode se realizar. Há três modos verbais: indicativo (ação tida como real ou certa de ocorrer), subjuntivo (ação tida como hipotética ou duvidosa de ocorrer) e imperativo (ação expressa como ordem, conselho, pedido ou proibição).

O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala. Exemplo: Eu abro a janela. Já no presente do subjuntivo, além de ser usado para indicar uma ação presente, pode também indicar uma ação futura.

Definição – é a palavra que indica ação, fenômeno, estado ou mudança de estado, fato. ação: Chamei meus amigos. fenômeno: Garoava naquela noite. estado ou mudança de estado: Estava resfriada.

Verbo é uma classe gramatical que expressa movimento, estado, fenômenos meteorológicos, entre outras possíveis ações realizadas ou sofridas pelo sujeito de um enunciado. O verbo é uma classe gramatical muito presente no cotidiano e comumente gera muitas dúvidas.

Podemos entender o verbo como o elemento que, dentro de uma frase, permite àquele que fala ou escreve situar eventos no tempo com relação ao momento em que seu discurso está sendo produzido.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

ª pessoa do singular: ele - Indica que existe uma pessoa assunto.

  1. ª pessoa do plural: nós - Indica que existe mais do que um emissor.
  2. ª pessoa do plural: vós - Indica que existe mais do que um ouvinte.
  3. ª pessoa do plural: eles - Indica que existe mais do que uma pessoa assunto.

Verbos de ação são aqueles que possuem significação própria e indicam ação, acontecimento, desejo, atividade mental. Não pare agora...

O sujeito da oração é aquele que realiza ou sofre a ação expressa pelo verbo. O sujeito pode ser simples, composto, oculto ou indeterminado.

Os verbos de ação possuem significado próprio e revelam algo que está sendo realizado pelo sujeito, dentro da frase. Os verbos de ação estão presentes no predicado verbal e no predicado verbo-nominal. Alguns exemplos de verbo de ação são: sair, bater, ir, vir, beber, gritar, entre outros.

Tempos do modo indicativo. Os tempos do indicativo são: presente, pretérito (perfeito, imperfeito e pretérito mais-que-perfeito), futuro (do presente e do pretérito).

Pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa ações no passado. Ele pode ser simples, quando faz referência a uma ação já concluída, e composto, quando aponta um fato passado que se prolonga até o presente (modo indicativo) ou uma ação passada, mas duvidosa (modo subjuntivo).

O Simple Present, ou "presente simples", é utilizado para indicar ações permanentes e rotineiras. É equivalente ao presente do indicativo na língua portuguesa. Além disso, ele também é usado para expressar sentimentos, desejos, opiniões, preferências e verdades "universais".

Os verbos que exprimem fenômenos naturais são verbos impessoais, como: alvorecer, amanhecer, anoitecer, chover, chuviscar, escurecer, esquentar, estiar, garoar, gear, nevar, orvalhar, relampejar, saraivar, trovejar, ventar.

Mudança de Estado

  • Ficar. Exemplo: Fico feliz com a notícia!
  • Tornar-se. Exemplo: Ela se tornou um exemplo de vida.
  • Virar. Exemplo: Depois de tudo, virou um santo...

* Estado permanente – representado pelos verbos ser, viver. * Estado transitório – verbos estar, andar, achar-se, encontrar-se. * Estado mutatório – verbos ficar, virar, tornar-se, fazer-se. * Estado de continuidade – verbos continuar, permanecer.

identificar o verbo e seu uso na oração; aplicar os conhecimentos da conjugação verbal; diferenciar verbos regulares e irregulares; reconhecer os modos verbais e sua intencionalidade.

Os verbos são palavras responsáveis por indicar ação, estado e fenômenos da natureza.

Para a sintaxe, o verbo é o elemento que determina a divisão das orações, sendo assim, onde houver um verbo haverá uma oração, pois alguma coisa estará, de fato, acontecendo. Na oração, o que acontece é uma relação de causa e efeito, sendo o verbo o intermediador dessa relação.