O que o uso do celular pode causar à saúde?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Confira alguns pontos que podem ser prejudicados pelo mau uso desses aparelhos:

  • Dores no pescoço.
  • Dores nas mãos.
  • Dores no ombro.
  • Dores no punho.
  • Papada e rugas.
  • Sono prejudicado.
  • Fonte: Catraca Livre.

Além da função de comunicação, os celulares contam com recursos de entretenimento, tais como: reprodutor de música, de gravação de áudio, reprodução de vídeo, permitindo que você assista a clipes ou filmes de onde estiver.

Em resumo, apesar de a tecnologia ter vindo para ajudar, seu uso excessivo pode ter um preço na capacidade cognitiva humana, afetando a concentração, a memória e a habilidade de compreender informações. Com informações do O Globo.

Dormir com o celular ao lado pode parecer uma prática inofensiva. No entanto, ela tende a expor o usuário a algumas situações desfavoráveis, incluindo riscos. A exemplo disso, é possível citar as interferências negativas na qualidade do sono, que podem levar a um cansaço constante e demora para dormir.

Pessoas que sofrem de vício em celular costumam sofrer com sintomas como ansiedade causada pela falta do aparelho, impressão de falsa vibração e isolamento social. Reconhecer a dependência pode ser uma tarefa difícil. Por isso, o TechTudo reúne, na lista a seguir, oito sinais que devem ser observados.

A proximidade das telas com os olhos também levou a um aumento em distúrbios de visão, principalmente a miopia. Um estudo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia de 2021 apontou que 70% dos médicos da área relataram um aumento nesse tipo de diagnóstico em crianças e adolescentes durante a pandemia.

entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, com supervisão e acompanhamento de um adulto responsável; entre 6 e 10 anos: no máximo duas horas de tela por dia, com supervisão de um responsável; Entre 11 e 18 anos: não ultrapassar 3 horas por dia, também com supervisão de um responsável, e evitar o período noturno.

Dicas que você vai ver:

  1. Identifique seus gatilhos.
  2. Desative a maioria das notificações.
  3. Defina períodos livres de celular.
  4. Faça higiene do sono.
  5. Pense no 'para quê'
  6. Acompanhe a diminuição do seu uso excessivo.

Aspectos positivos e negativos dos telefones celulares 1 Prós: Segurança pessoal. Muitas situações podem colocar uma pessoa em perigo e os telefones celulares podem ajudar quando você está em uma situação de risco. 2 Contras: Direção perigosa. 3 Prós: Conveniência de comunicação.

Quais os benefícios de um celular no dia-a-dia? Comunicação instantânea. Celulares tornam mais fácil entrar em contato com a família e amigos, seja para passar o tempo durante uma longa viagem ou lembrar rapidamente sua esposa de comprar leite no supermercado. Economize dinheiro.

Você se sente ansioso, pensa que está incomunicável, pode começar a suar, ter taquicardia, e até sentir tremores. Essas sensações, juntas ou isoladas, são mais comuns do que a gente imagina. E a esse medo de ficar incomunicável pela falta do celular, e todas as sensações que ele causa, se dá o nome de nomofobia.

O uso dos celulares pode fazer mal à saúde? Não, já que a radiação dos celulares é emitida em níveis seguros. Apesar disso, não conhecemos os efeitos da exposição à radiação emitida por esses aparelhos ao longo dos anos.

Dormir com o celular embaixo do travesseiro, além do risco à segurança, ... Em dias chuvosos, fazer o carregamento fica ainda mais perigoso, ... Pode até ser em algum lugar próximo, mas nunca na cama. Coloque em outro quarto.

Dormir com o celular debaixo do travesseiro ou no criado mudo ao lado da cama pode não ser uma boa ideia. Em 2015, o médico da Universidade da Califórnia-Berkeley Joel Moskowitz afirmou que “as ondas eletromagnéticas de radiação do celular podem ser classificadas como potenciais cancerígenos”.

Os psicólogos alertam que a enxurrada de informações tem aumentado a sensação do FOMO (sigla em inglês para o medo de estar perdendo algo), o que provoca ansiedade. Além disso, as pessoas que se mantêm muito tempo conectadas com o celular se sentem deprimidas e desenvolvem depressão.

Deixe seu celular guardado quando estiver na companhia de outras pessoas. Desative os avisos sonoros que alertam para novas mensagens de e-mail, WhatsApp, Telegram e afins. Escolha (no máximo) 3 horários específicos do dia para verificar e responder suas mensagens. Abandone o uso do smartphone durante suas refeições.

Estudos também apontam que o uso excessivo de telas em crianças e adolescentes é capaz de gerar danos na saúde mental, como aumento de depressão, solidão, ansiedade e falta de sono.