O que o urologista trata?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Urologista: entenda o que faz o especialista e quando consultá-lo. Urologista é o profissional especializado no trato geniturinário, que inclui os rins, bexiga, uretra e órgãos reprodutivos masculinos, atuando no tratamento clinico e cirúrgico de enfermidades que afetam esses órgãos.

O médico urologista é o responsável por diagnosticar e tratar doenças do sistema urinário, que inclui órgãos, como a bexiga e os rins, e canais, como a uretra e os ureteres. Para problemas desse tipo, tanto homens quanto mulheres devem procurar o profissional.

Na primeira consulta com o urologista é normalmente realizada uma avaliação geral do estado de saúde e é feita uma pequena entrevista sobre o histórico de família em relação a problemas urinários ou do sistema reprodutor masculino.

Deve-se ir à uma consulta com um urologista sempre que apresentar sintomas que envolvam o sistema urinário como dificuldades para urinar, dor nos rins, dor durante as relações sexuais e em caso de doenças sexualmente transmissíveis.

Vários tipos de exames de sangue podem ser solicitados para determinar a saúde do sistema urinário. Alguns dos testes mais comumente realizados são o PSA, creatinina, BUN e testosterona. Vale dizer que o PSA é um tipo de teste que ajuda a detectar o câncer de próstata.

Durante a consulta, o médico vai fazer uma análise completa no paciente e verificar como está a saúde do sistema urinário e sexual (no caso dos homens). Além disso, a partir dos 45 anos, o médico vai realizar o exame de toque, importante para descobrir o câncer de próstata em seu início.

Para afinar o diagnóstico, o médico também irá pedir exames de urologia feminina, que podem ser ultrassonografia, cistoscopia, exame urodinâmico e de medida do resíduo miccional, ou até mesmo o mais simples, que é o exame de urina.

Boa tarde, a princípio sim, você pode passar em consulta sozinho, caso seja seu desejo, especialmente se for para um exame de rotina e tirar suas dúvidas; porém, caso seja necessário qualquer tratamento, um maior responsável é necessário.

Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.

Geralmente, a consulta com urologista quanto custa varia entre R$150 e R$200 nos consultórios particulares, mas isso não exclui a possibilidade de encontrar locais mais baratos ou mais caros que esses valores.

Uma das causas que impedem boa parte das pessoas de irem ao médico urologista particular é exatamente o preconceito. Além disso, de imaginar situações que não correspondem à realidade. Nesse sentido, a primeira coisa a se fazer para perder essa vergonha, é ter em mente que se trata da saúde.

O que muitas pessoas não sabem é que o médico urologista também cuida da saúde feminina. O urologista costuma ser reconhecido como o médico do homem, mas este profissional também pode ser procurado tanto por mulheres, como crianças, quando houver problemas relacionados à bexiga, infecção urinária e rins.

Da Redação. MANAUS – O médico urologista Marco Lipay alerta para os riscos de depilar ao escroto e púbis. O especialista afirma que não são incomuns visitas ao consultório dele por questões referentes a lesões no pênis e região pubiana relacionadas ao hábito da depilação.

Esse é um tipo de infecção urinária extremamente perigosa. Potencialmente grave, o problema pode, caso não seja tratado de forma adequada, evoluir para uma doença renal crônica.

A infecção urinária isolada ou por repetição é uma das diversas doenças do sistema urinário que devem levar as mulheres à procura de um tratamento com um médico urologista.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).