O que o TikTok libera no cérebro?

Perguntado por: uAvila2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

E é assim que o TikTok afeta o cérebro, ativando poderosamente o sistema de recompensas graças às descargas de dopamina geradas ao assistir a cada um de seus vídeos. Isso não apenas proporciona prazer imediato, mas também o uso do aplicativo fica registrado como uma atividade desejável que tendemos a repetir.

Pesquisas recentes apontam que três fatores tornam o TikTok altamente viciante. A primeira razão encontrada é a a existência de uma motivação constante, muito comum em outras redes sociais. Comentários positivos, aumento no número de seguidores e curtidas dão uma sensação de aprovação e pertencimento.

Para a especialista, outro ponto que torna o TikTok atraente é a descentralização ainda maior da produção de conteúdo, o que empolga pessoas comuns e influenciadores digitais. A ferramenta é relativamente simples e intuitiva. Além disso, a rede também entende muito bem as preferências do usuário.

O maior problema do TikTok é, em última instância, a transparência.” Na tela de 500 milhões de telefones, enquanto isso, os vídeos curtos continuam sendo reproduzidos.

Desvantagens. O TikTok cresceu de forma quase orgânica em vários mercados mundiais e os primeiros problemas já surgiram na Índia e Indonésia, onde foi detectado pelas autoridades conteúdo pornográfico e de cyberbullying.

O reflexo disso é que as pessoas estão com a sensação de estar sempre perdendo algo, alucinadas em produzir e consumir o mais rápido possível, sem respeitar os limites saudáveis da mente, da memória e do tempo de digerir informação, o que resulta em uma sociedade mais ansiosa", destaca.

TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos, no qual os usuários podem criar e postar vídeos curtos — em média de 15 segundos a três minutos — com conteúdos de música, dança, dublagem e muito mais.

A plataforma já foi testada e aprovada
Em outras palavras, isso significa que erros cruciais já foram identificados e erradicados. Um grande ponto positivo do aplicativo é o investimento realizado na segurança dos usuários, garantindo proteção contra assédio ou qualquer outro uso indevido similar.

Viralizar no TikTok é quando seus vídeos do TikTok ou seu perfil na plataforma alcançam um público muito maior que seus seguidores e acaba atraindo bastante atenção.

A resposta é: da rede social chinesa TikTok, grande responsável pela alta projeção dos vídeos curtos - e na maioria das vezes bem humorados - que têm, inclusive, ganho espaço em mídias concorrentes.

18 anos

O TikTok vai aumentar a idade mínima para transmissão ao vivo de 16 para 18 anos a partir do próximo mês.

O TikTok coleta informações sobre sua localização aproximada com base nos dados de rede ou do dispositivo, como o cartão SIM e o endereço IP. Nas regiões em que os Serviços de Localização estão disponíveis, o TikTok também coleta sua localização com base nos dados de GPS do dispositivo se o recurso estiver ativado.

A maioria dos testes divulgados no TikTok se baseia na versão reduzida da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (Dass-21). Ela é um instrumento de autorrelato (a própria pessoa se avalia) projetado para medir estados emocionais que podem indicar as três condições.

Tiques nervosos podem estar presentes em pacientes com TOC
Pessoas com tiques têm uma chance maior de ter sintomas de TOC, assim como pacientes com TOC também têm mais chance de ter tiques. Além disso, ambos os problemas ocorrem na mesma família com frequência maior.