O que o tenofovir faz no corpo?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

O fumarato de tenofovir desorpoxila é indicado para tratamento de pessoas com infecção pelo HIV-1 (vírus da imunodeficiência humana) em combinação com outros agentes antirretrovirais. O medicamento é também indicado para o tratamento da hepatite B crônica em adultos.

O Fumarato De Tenofovir Desoproxila deve ser sempre utilizado em associação com outros medicamentos anti-HIV para tratar pessoas com infecção pelo HIV-1. A infecção pelo HIV destrói células CD4+ T que são importantes ao sistema imune.

Estudos clínicos: os efeitos colaterais mais comuns do fumarato de tenofovir desoproxila são erupção cutânea, dor de cabeça, dor, diarreia, depressão, fraqueza e náuseas.

Os medicamentos raltegravir, atazanavir e dolutegravir interagem com antiácidos utilizados para alívio de sintomas de azia, como aqueles com magnésio, alumínio ou cálcio, podendo diminuir o efeito da TARV quando tomados juntos ou em horários muito próximos.

Os coquetéis antiaids, compostos por medicamentos antirretrovirais, surgiram na década de 1980 e evitam que o vírus se multiplique desordenadamente, impedindo que o sistema imunológico do paciente fique seriamente prejudicado. É importante frisar que os coquetéis não matam o vírus, mas garantem maior tempo de vida.

Não tem problema tomar os dois no mesmo dia.

O medicamento começa a fazer efeito entre 7 e 20 dias de uso, dependendo do tipo de relação sexual. A PrEP é disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento pode ser comprado na rede privada, com o nome comercial de truvada, somente com prescrição médica.

A dose tripla combinada é composta pelos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg) e vai beneficiar 100 mil novos pacientes com HIV e aids.

Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas para aqueles pacientes que tomam o amprenavir em solução oral. A princípio, não há diferença na atuação do álcool em pessoas infectadas ou não pelo HIV.

Posso consumir bebida alcoólica junto com os medicamentos? O consumo deve ser moderado ou evitado. Embora o álcool não “corte o efeito dos medicamentos” como alguns pensam, pode agredir o fígado e aumentar os efeitos colaterais de alguns anti-retrovirais.

Efeitos Adversos
Diaforese, tremores, exantema, cefaleia, diarreia, náuseas, vômitos e sintomas extrapiramidais são relatados.

Dentre os que são mais citados, temos: diarreia, vômitos, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo, agitação, insônia e sonhos vívidos. Porém, existem pessoas que não apresentam sequer nenhum mal-estar.

Entre aqueles que sentem algo, na maioria dos casos os efeitos são leves e transitórios. Os mais comuns são náuseas, diarreia e dor de cabeça, e costumam sumir em alguns dias de uso.

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? Fumarato de tenofovir desoproxila + lamivudina pertence a um grupo de medicamentos antivirais, também conhecido como antirretrovirais e é indicado para o tratamento de infecção pelo HIV-1.