O que o tempo não cura?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 14 votos

"O tempo não cura nada, apenas te ensina a sobreviver sem." (Carlos Eduardo Back). A vida é uma soma infinita de detalhes que acrescem, aumentam e qualificam a existência. Mas os dias também registram algumas perdas.

Quem disse que o tempo cura tudo; provavelmente não sabia a falta que você faz e como dói a saudades de você.

Nem o tempo nem os processos do próprio cérebro podem curar feridas a 100%. O importante é aceitar o que aconteceu e seguir em frente. O tempo às vezes pode curar feridas , ajudando-o a deixar a dor de lado e a ver as coisas de um modo mais relativo.

Os 3 requisitos que estão sempre presentes em um processo de cura, especialmente na área da saúde mental, são: Intencionalidade (querer mudar) Relacionamento (transferência) Ritual (técnica)

“O tempo não cura tudo. Aliás, o tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções.” Dizem que o tempo cura tudo… na realidade o tempo não cura. O tempo apenas me distancia da circunstância e permite camuflar os sentimentos e as emoções.

A dor crônica pode reduzir o funcionamento normal e torná-los mais dependentes de outras pessoas. Elas podem perder o sono e ficar esgotadas.

A dor é uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que esse libere alguma reação. A reação liberada pelo córtex motor é enviada para o local da dor por meio dos nervos.

Se a dor persistir além de 3 dias, é aconselhável procurar a opinião de um médico especializado em dor. Além disso, outros critérios para a necessidade de avaliação médica, são: Dor intensa inexplicável.

Do mesmo modo que aquele que fere ao outro fere a si próprio, aquele que cura, cura a si mesmo.

O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.”

Essa obra escrita por Bach, Cura-te a Ti Mesmo, representa a base filosófica de seu legado: Cura-te a Ti Mesmo significa que eu tenho o controle da minha vida e da saúde do meu corpo, da minha mente e do meu espírito.

Após Sua Ressurreição, Jesus se encontra com Seus discípulos. Eles estão todos feridos, machucados, decepcionados com si mesmo, porque abandonaram o Mestre, não foram fiéis até o fim. Eles estavam com aquele sentimento de culpa e um vazio na alma.

“Mesmo que algo pareça difícil, nunca desista antes de tentar”. “Você é o único que entende as suas dificuldades, por isso motive se a prosseguir”. “Não é uma vida ruim, é apenas um dia ruim, lembre-se disso”. “A maior prova de que você pode fazer o impossível, é superar circunstâncias difíceis”.

A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos. Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas.

Essa cura acontece pela confissão, pois ela é o remédio para a cura da alma. Nós precisamos frequentar a graça que Deus nos concedeu com imensa assiduidade, que são os sacramentos: a Eucaristia e a confissão. Se queremos a cura da alma, precisamos confessar e receber a absolvição dos pecados.

A cura não depende apenas da vontade de Deus, é preciso que a pessoa que pretende ser curada aceite se dispor para o Senhor e se conectar ao Seu poder. Por isso Jesus sempre dizia aos curados que “a sua fé te salvou”. Qualquer pessoa que creia em Deus pode ser um instrumento do Espírito Santo para a cura de alguém.