O que o tecido epitelial produz?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Os tecidos epiteliais granulares (glândulas) são aqueles que produzem secreções, ou seja, substâncias criadas pelas glândulas que se eliminam dentro ou fora do corpo. Eles podem ser classificados quanto ao número de células, forma de secreção e maneira de secretar.

O epitélio glandular está constituído por células isoladas ou grupamentos de células formando estruturas individualizadas, denominadas de glândulas, cuja função é a secreção. Entende-se por secreção a produção e a liberação pelas células de um fluido contendo substâncias como muco, enzimas ou um hormônio.

Como você viu neste texto, o tecido epitelial ajuda a formar o corpo humano, com a camada mais externa (pele) e também revestindo órgãos e cavidades. Assim como explicamos, ele é fundamental para proteger o corpo e também ajudar na absorção de substâncias, impermeabilização, secreção e sensibilidade.

Os tecidos do corpo humano são grupos de células com formato e funções parecidas. O principal objetivo dos tecidos do corpo humano é sustentar o corpo. A ciência responsável pelo estudo dos tecidos é a histologia.

O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células unidas e com pouca matriz extracelular entre elas. Nesse tecido, são encontradas células responsáveis pelo revestimento de superfícies e pela secreção de substâncias. Essas células possuem formato variado, o qual é, geralmente, acompanhado pelo núcleo.

As glândulas são formadas a partir de um tipo especial de tecido epitelial e podem ser classificadas em: unicelulares, exócrinas e endócrinas.

As glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção do suor, uma substância que atua na termorregulação do organismo e na eliminação de produtos que o corpo não necessita. As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial que apresentam como característica principal a propriedade secretora.

As glândulas endócrinas produzem hormônios e os liberam diretamente na corrente sanguínea. Os hormônios são os produtos da secreção das glândulas endócrinas. Eles controlam diversas atividades no corpo humano, daí a importância destas glândulas.

As células caliciformes são glândulas exócrinas unicelulares que são encontradas entremeadas ao longo de epitélios simples cilíndricos e de epitélios pseudoestratificados cilíndricos. Essas células caliciformes são cilíndricas modificadas, que sintetizam e secretam muco.

A secreção é a adição de líquidos, enzimas e muco ao lúmen do trato gastrointestinal (TGI). Essas secreções são produzidas pelas glândulas salivares (saliva), células da mucosa gástrica (secreção gástrica), células exócrinas do pâncreas (secreção pancreática) e pelo fígado (bile).

O tecido epitelial glandular é a estrutura responsável pela produção e liberação das secreções. As células secretoras dão denominadas parênquimas e o tecido conjuntivo da porção interna da glândula que dá sustentação às células secretoras é denominado estroma.

O tecido epitelial desenvolve variadas funções, tais como proteção, absorção, secreção e excreção. Ele é encontrado revestindo órgãos, além de ser responsável pela formação das glândulas.

Epitélio ou tecido epitelial (do grego epí, «sobre» + thelé, «mamilo») é um dos quatro tipos de tecidos básicos do organismo humano. Possui duas funções principais: a primeira é o revestimento da superfície externa e de diversas cavidades internas do organismo e a segunda é a secreção e excreção de substâncias.

As células epiteliais são os blocos de construção do tecido epitelial. Como todas as outras células, elas estão cercadas por membranas celulares. As membranas celulares epiteliais possuem três regiões (domínios) diferentes em estrutura e função: apical, lateral e basal.

Existem no corpo humano quatro tipos de tecido: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso. Cada um deles é formado por um agrupamento de células de formas e funções parecidas.

pele

Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial. Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado.

TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO
O epitélio de revestimento é encontrado na parede de cavidades internas e externas de órgãos, geralmente de superfícies úmidas – cavidade nasal, oral, tubo digestivo, útero-.

É caracterizado por sua baixa quantidade de material intercelular e por suas células que se apresentam extremamente justapostas. No tecido epitelial não existem vasos sanguíneos. Sendo assim, sua nutrição e sua oxigenação são de responsabilidade de capilares do tecido conjuntivo adjacente.