O que o suor indica?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

O suor tem a função de refrigerar o corpo, de forma que ele não esquente muito. Suando, o nosso corpo se livra do excesso de calor produzido pelo metabolismo ou pelo esforço muscular. Quando fazemos algum esforço físico, a atividade muscular faz com que se produza muito calor e a temperatura do corpo aumente.

Possíveis causas do suor excessivo

  1. Ansiedade. A ativação excessiva do sistema nervoso simpático, especialmente devido a níveis elevados de ansiedade, é uma das principais causas de hiperidrose. ...
  2. Menopausa. ...
  3. Doença de Parkinson. ...
  4. Fibromialgia. ...
  5. Câncer. ...
  6. Lesão de um nervo. ...
  7. Insuficiência cardíaca congestiva.

O suor é formado principalmente por água, eletrólitos, sais minerais e aminoácidos. Além de regular a temperatura, ele também é responsável por eliminar algumas toxinas do nosso corpo.

O que causa o suor excessivo
Os especialistas explicam que a hiperidrose está associada à hiperatividade do sistema nervoso que é desencadeada por estresse e até por situações inconscientes. A genética e o uso de determinados medicamentos também podem causar o problema.

Suor em excesso pode ser hiperidrose. Essa condição é caracterizada pela transpiração excessiva em várias regiões do corpo. Sendo que isso pode ocorrer até mesmo quando se está em repouso. O suor é um recurso fundamental para o bom funcionamento do organismo humano.

Inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso são os principais sintomas do linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que acaba de ser diagnosticado na atriz Jane Fonda. Fonda descreveu o quadro como "um câncer muito tratável".

Causas Sudorese noturna
As causas da Sudorese podem ser inúmeras, podendo ser decorrente de ansiedade, abcessos, abstinência de psicoativos, distúrbios do sono, derrame, HIV, leucemia, hipertireoidismo, tuberculose, e algumas outras.

A sudorese fria, por exemplo, é aquela que acontece quando o corpo se encontra em uma situação que pode apresentar algum risco para a pessoa. É comum a pessoa suar frio em casos de ansiedade, pressão arterial baixa, hipoglicemia e até mesmo hipóxia, que é a diminuição das taxas de oxigênio circulando no organismo.

Causas do suor na cabeça
Obesidade. Transtornos como ansiedade ou síndrome do pânico. Determinados medicamentos. Menopausa.

Por que o suor aumenta nesta fase? Devido ao aumento do hormônio testosterona, as glândulas sudoríparas trabalham em dobro, aumentando a transpiração e também o mau odor.

Todo mundo sua. Sudorese, também conhecida como transpiração, é uma função corporal normal e saudável, que começa a ocorrer alguns meses após o nascimento. Os seres humanos transpiram para resfriar a temperatura do corpo. Na ciência, este processo é chamado de termorregulação.

Suar bastante faz bem para a saúde e é uma das formas de cuidar de todos os tipos de pele! Além de ajudar na produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e com menos marcas. Estudos recentes também dizem que o suor tem substâncias que aceleram a regeneração da pele.

Além disso, o suor não queima calorias. Suar o suficiente pode fazer com que você perca peso de água, mas essa perda é temporária e é recuperada após se reidratar bebendo água ou comendo.

As causas são muitas, desde hipoglicemia (queda da taxa de açúcar no sangue), até quadros emocionais ou cardíacos (queda da pressão arterial ou dos batimentos cardíacos). Somente com uma boa história clínica e exame físico é possível solicitar os exames adequados para elucidação desses sintomas. Espero ter ajudado.

A termorregulação é o processo que o corpo realiza quando nosso corpo precisa ser resfriado, por exemplo, nos dias quentes ou quando estamos fazendo exercícios e nossa temperatura aumenta. O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas, não possui cor e nem cheiro.

Pessoas com suores noturnos e outros sintomas devem procurar um médico, disse Boutin-Foster, especialmente aqueles que têm uma condição médica crônica conhecida. Mesmo aqueles sem nenhum outro sintoma devem monitorar seu suor e manter um registro da temperatura, medicamentos e alimentos, disse ela.

Mantenha-se hidratado
Muitos podem ter a crença de que se tomarem muita água, vão suar mais. No entanto, é exatamente o oposto. Manter-se hidratado, além de saudável, ajuda a manter a temperatura do seu corpo equilibrada e, consequentemente, evita o suor excessivo.