O que o sorriso significa para os primatas?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Os primatas, no entanto, raramente exibem as rugas que temos ao redor dos olhos, os “pés de galinha”. De acordo com o estudo, os sorrisos foram utilizados de diferentes formas durante os jogos sociais (termo que indica quando há relação entre vários membros da espécie), ajudando em uma melhor comunicação entre eles.

os responsáveis pelo bem-estar, como dopamina, serotonina e endorfina aumentam. Essa mudança pode gerar uma sensação de alívio da dor e relaxamento, que pode perdurar por até 45 minutos. Os benefícios da risada vão muito além da saúde mental, pois o corpo todo trabalha para que o ato de rir aconteça.

Sorrir pode induzir o corpo a ajudá-lo a elevar seu humor, porque o ato físico de sorrir ativa as mensagens neurais em seu cérebro. Um simples sorriso pode desencadear a liberação de neuropeptídeos que aumentam a comunicação neural, bem como neurotransmissores que aumentam o humor, como dopamina e serotonina.

No mundo animal, mostrar os dentes normalmente não indica coisas boas: demonstra medo, submissão, raiva.

Veja, existem hoje muitos macacos treinados para compreender as línguas de sinais e gestos com as mãos, inclusive comunicação simbólica. Mas os resultados são realmente desapontadores. Eles podem fazer algumas coisas, podem aprender uma centena de símbolos, mas a comunicação com eles continua sendo muito limitada.

A expressão facial é a forma mais comum de demonstrar emoções. Fisiologistas estimaram que o rosto humano é capaz de gerar cerca de 20.000 expressões diferentes. O sorriso, provavelmente é expressão facial que melhor rompe barreiras e aproxima as pessoas, tanto em relacionamentos sentimentais , quanto profissionais .

Na maioria das vezes, como podemos perceber, estampamos um sorriso no rosto para evitar uma situação desagradável ou sorrimos mesmo nervosos para passar uma boa impressão a alguém.

Claro que o sorriso pode ser executado (e frequentemente o é) enquanto uma pessoa fala. Mas o sorriso é uma expressão facial sem vocalização pré-estabelecida, enquanto o riso compreende a vocalização da risada – um som mais próximo daquela comunicação que observamos entre os animais, do que com a nossa própria fala.

O sorriso é um comportamento inato e universal; é definido pela curvatura ascendente das comissuras labiais, movimento produzido pelo músculo zigomático maior. O sorriso é expressão de emoções positivas, mas também pode ser utilizado para dissimular sentimentos negativos, prevalecendo assim o seu carácter social.

Entre os nossos parentes mais próximos, os macacos, existe uma grande variedade de visão de cores. Os chamados primatas do Velho Mundo, distribuídos na Europa, na África e na Ásia, são todos tricromatas, ou seja, enxergam as cores fundamentais com um humano normal.

Os primatas têm muitas características em comum. Em geral, têm cérebro grande, olhos voltados para a frente e polegares opositores. O cérebro é grande se comparado ao tamanho do corpo. O cérebro de seres humanos, antropoides e macacos é especialmente grande e complexo.

Este se difere das demais espécies do Reino Animal pela presença de autoconsciência, racionalidade e sapiência. O Homo sapiens surgiu há cerca de 300 mil anos e é a única espécie viva de primata bípede que pertence ao gênero Homo, que é composto por espécies como o H.

Um estudo publicado na revista científica Nature revelou que, assim como os humanos, os primatas são inteligentes o suficiente para deduzir as crenças e antecipar os erros das pessoas. Eles são capazes de se colocar no lugar do outro e imaginar o que eles estão pensando e como vão agir em determinadas situações.

Alguns símios conseguem se comunicar pela linguagem dos sinais, tanto com seres humanos como entre si. Podem aprender a usar chaves, abrir fechaduras e procurar comida usando ferramentas. E há até os que sabem usar computador, celulares e rádios.