O que o Sol representa na Umbanda?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

À medida que nos sintonizamos com o Povo do Sol, lembramo-nos da nossa capacidade de brilhar e iluminar mesmo nas circunstâncias mais sombrias. A 'prece ao povo do Sol' na Umbanda nos convida a nos conectarmos com a luz interior que nos guia.

É o Orixá maior. Seu nome tem como uma das interpretações a junção de duas palavras: orisá + nla, significando esta última “grande, maior”.

Oxalá é Orixá maior da Umbanda, Ele é a própria Umbanda em sua magnitude, sua cor é o branco, representando a paz, o amor, a bondade, a limpeza, a pureza espiritual, enfim, tudo aquilo que possa indicar positividade. Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares. Seu reino é o nosso mundo.

No mundo tangível, o Sol é a imagem mais perfeita da Energia Única. É mais que um símbolo, pois em sua luz visível e na invisível está a vida mesma do Logos, núcleo de consciência e de pura energia. A realidade subjetiva do Sol sempre foi conhecida pelos Iniciados e apresentada ao povo de forma mítica pelas religiões.

A luz do sol é o símbolo da plenitude do ser e da autêntica individualidade. O arquétipo do sol representa a forma como lidamos e expressamos nossa luz no mundo e em nossas relações. Está associado ao sucesso pela capacidade que ele tem de brilhar, de ser visto e por sua luz ter enorme alcance.

O imperador romano Augusto o colocou como o protetor do Estado Romano identificado-o como Febo, a entidade que representa o Sol. A partir de então os cultos ao deus solar Febo passaram a ser também a Apolo, transformando-os em uma única divindade representativa da estrela maior.

3. Os dois sinais representando o Sol e Lua significam que a entidade trabalha tanto na luz como atua nas sombras da noite.

Ogum: orixá do trabalho, que protege os trabalhadores - o guerreiro. Oyá/Iansã: orixá dos ventos, das tempestades e dos trovões. Xangô: orixá da justiça, dos livros e da palavra. Oxóssi: orixá da caça e protetor das florestas e animais.

Nos mitos gregos, Hélio e Apolo são ambos considerados deuses solares, sendo Hélio quem deu origem ao termo heliolatria e o equivalente grego do deus romano Sol Invicto, do qual as línguas latinas herdaram a palavra para denotar o astro até hoje.

Orixás são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas, sendo ligados à família e aos clãs. No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá.

Olorum

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.

Irocô

No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.

O poder do sol
Basicamente, sem a luz direta do sol, nosso corpo não é capaz de produzir vitamina D, substância que desempenha uma série de funções importantes no nosso organismo. Quando a luz do sol atinge a pele, nosso corpo a absorve e a converte nesse poderoso nutriente.

Resumidamente, a energia do Sol vem da fusão nuclear de átomos de hidrogênio. É essa energia que mantém o sol vivo e faz gerar o calor e a luz vitais à vida no planeta Terra. De fato, o sol funciona como uma imensa usina de energia.

A radiação solar é a energia emitida pelo Sol, que se propaga em todas as direções através do espaço por meio de ondas eletromagnéticas. Emitida pela superfície solar, essa energia determina a dinâmica dos processos atmosféricos e climatológicos.