O que a história do Shrek nos ensina?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

A história de Shrek e Fiona nos ensina sobre a importância de quebrar os padrões sistêmicos e abraçar nossa verdadeira essência. Assim como os personagens principais, muitas vezes somos influenciados por expectativas e papéis impostos pela sociedade e pelos sistemas em que estamos inseridos.

Mas a verdade é que Shrek vem de “shreklekh“, uma palavra da língua judaica iídiche que pode significar ” horrível ou terrível“. Também existe uma palavra alemã, “schrecklich“, que também significa terrível. Essa história foi adaptada de um livro infantil de 1999, chamado “Shrek!”, do autor William Steig.

A franquia Shrek criou uma personalidade única ao não ter medo de brincar com conceitos já batidos de contos de fadas e dar ao público personagens com os quais é mais fácil se relacionar. Afinal, quem não gostaria de viver isolado, sem ninguém para encher o saco ao redor?

Os fãs da animação da Disney devem se lembrar da sequência em que o boneco de madeira vai para a Ilha dos Prazeres, onde as crianças podem beber, fumar e fazer o que quiserem sem a supervisão de um adulto. É finalmente revelado que os pequenos estão sendo transformados em burros e vendidos como escravos.

Sabes porque o Shrek é o melhor conto de fadas? Porque ensina que ninguém precisa ser perfeito para ter um final feliz.

Os sete anões, bruxas, o bruxo Merilin, Pinóquio, os três ursos, os três porquinho, fadas, duendes, Sininho, Lancelot, Cinderela, os ratos cegos, Robin Hood e sua turma e o bonequinho doce podem ser observados na trama.

Na Inglaterra era descrito como “uma feroz monstruosidade, não um ser humano, mas uma pedra de brutalidade.” Quem o conhecia, porém, dizia que ele era o dono de um enorme coração, inteligência acima da média e generosidade incomum. Ele adorava crianças, e as crianças o adoravam.

Rumpel Stiltskin

Rumpelstiltskin, também conhecido como Rumpel Stiltskin, Sr. Stiltskin ou simplesmente Rumpel, é o principal antagonista do vigésimo longa-metragem de animação da DreamWorks Shrek Para Sempre, a quarta e última parte da série de filmes Shrek.

Maurice Tillet

Por mais que seja difícil de imaginar, existem bons indícios de que o personagem foi inspirado em Maurice Tillet - um nome da luta livre muito famoso no século 20.

Logo na primeira cena de Shrek, há uma pequena referência para o famoso logotipo dos estúdios DreamWorks - uma lua crescente em cima da qual uma criança pesca. Esse símbolo aparece na porta do banheiro onde o ogro verde está.

  • Burro (Eddie Murphy)
  • Lorde Farquaad (John Lithgow)
  • Princesa Fiona (Cameron Diaz)
  • Shrek (Mike Myers)
  • Homem-Biscoito (Conrad Vernon)
  • Rato cego (Christopher Knights)

Lançado em 2001, a animação completa 20 anos, marcou época com personagem cativante, salvou seu estúdio e foi a primeira do tipo a ser premiada com um Oscar; relembre detalhes do título.

Ainda que os filmes sejam centrados na figura de Shrek, é importante entender que Fiona é uma mulher incrivelmente corajosa. Ela decide constantemente qual é o rumo de sua vida, sem medo de mudanças. Por exemplo, ela nega o pedido de casamento do Príncipe Encantado, ou do Lord Farquaad.

Essa fábula, aqui resumida, tem uma moral clara: não podemos ser tão maria-vai-com-as outras. Precisamos nos informar (o que significa coletar informações, não palpites), mas depois temos de tomar nossas próprias decisões e não delegá-las a terceiros.

Continuar lendo O que o Shrek ensina?