O que o seu gosto musical diz sobre você?

Perguntado por: lgaspar7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

"Nossos gostos musicais falam sobre nossa personalidade e como queremos que o mundo nos veja. Por exemplo, pesquisadores observaram que pessoas intuitivas tendem a gostar de uma variedade maior de gêneros musicais, quando comparadas às pessoas que preferem a busca por sensações", explica a profissional.

Para descobrir o quão “ruim” é seu gosto musical, basta você entrar no site e logar com suas informações do Spotify para que a análise seja feita! Depois, é só se preparar para uma boa dose de ironia e piadas que o dispositivo faz sobre suas músicas e artistas favoritos!

A ferramenta musictaste. space usa os dados do Spotify para descobrir quais são os gêneros, artistas e as músicas mais reproduzidas por um usuário, além de mostrar o quão compatível seu gosto musical é com o dos seus amigos. Para usar o aplicativo, basta fazer o login com sua conta no Spotify.

«Musicófilo — que ou quem demonstra apreço, predileção ou propensão pela música; melófilo» (Dicionário Houaiss); «Melómano — Que ou quem tem paixão pela música» (Dicionário Priberam) = «melomaníaco», «musicomaníaco», «musicómano».

Significado de melômano: Pessoa que gosta muito de música.

Ao ouvir uma canção da qual você gosta, seu cérebro ativa a liberação de dopamina —um dos hormônios relacionados à sensação de bem-estar — no organismo. Para algumas pessoas, essa impressão é intensa a ponto de mimetizar a euforia que ocorre com comportamentos viciantes, como a dependência química.

O ato de ouvir e aprender música desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, gera a sensação de bem-estar, facilita a concentração e o raciocínio, fortalece a memória, além de aperfeiçoar nossa noção de tempo e espaço.

São elas: diversão, alegria, erotismo, beleza, relaxamento, tristeza, sonho, triunfo, ansiedade, medo, aborrecimento, desafio e animação. "Documentamos rigorosamente a maior variedade de emoções universalmente sentidas pela linguagem da música", contou Dacher Keltner, membro da equipe.

Os 3 elementos da música - Melodia, Harmonia e Ritmo.
2020.

Segundo a neurocientista Valorie Salimpoor, da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, seres humanos sentem prazer ao ouvir música porque experimentam nuances cognitivas ao esperar os próximos acordes e versos da canção. A sensação de prazer, segundo ela, acontece quase que inteiramente por causa da dopamina.

Tipo Shazam: Pesquisadores criam sistema capaz de identificar qualquer gênero musical. Pesquisadores da Cambridge Consultants criaram uma tecnologia de Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) com learning machine capaz de identificar diferentes estilos musicais em poucos segundos.

Os fãs de rock e metal revelaram-se pessoas “gentis”, “criativas” e “introvertidas”, com “baixa autoestima”. Da mesma forma, os fãs de música indie foram definidos por “passividade” e “ansiedade”, com “baixa autoestima”. O estudo também observou que eles são “intelectuais”, “criativos” e “introvertidos”.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

Para se formar um bom gosto musical, eu recomendo, inicialmente, fazer uma hora de escuta diária de boas músicas. Sugiro, ainda, para estas escutas iniciais, músicas de três períodos da História da Música: Renascentista, Barroco e Clássico.

Kid Abelha

Leoni, foi baixista e o principal compositor da banda Kid Abelha. Em 1986, deixou o grupo e fundou a banda Heróis da Resistência, mas a vida da banda foi curta.