O que o sensor capacitivo não detecta?

Perguntado por: lcastros . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os sensores capacitivos não têm contato. Os sensores detectam objetos localizados em seu campo de medição usando a interação do objeto com o campo alternado elétrico externo gerado pelo sensor. O coração do sensor capacitivo é um eletrodo que gera um campo elétrico alternado que sai da face de detecção.

Vantagens e desvantagens do sensor capacitivo ou sensor detector de proximidade de efeito capacitivo. Este tipo de sensor permite a detecção sem contato e a medição linear de pequenos deslocamentos, da ordem de aproximadamente zero até três centímetros com uma resolução que pode chegar à nanométrica.

Sensores indutivos usam um campo magnético para detectar objetos. Sensores capacitivos usam um campo elétrico. Para ser sentido por um sensor indutivo, um objeto deve ser condutor. Isso limita os alvos adequados aos objetos metálicos (em sua maioria).

Os sensores capacitivos detectam objetos alvo metálicos e não metálicos. Distâncias de operação de 1 mm ... 50 mm podem ser realizadas dependendo do tamanho e das propriedades do material do objeto alvo, do tamanho do sensor e das condições de instalação.

Sensores capacitivos são sensores que detectam qualquer tipo de massa. Seu funcionamento se dá por meio de incidência de um campo elétrico que é gerado por cargas elétricas em sua face, formando assim um capacitor.

Aplicações Os sensores capacitivos são utilizados em Indústrias e Comércios, para detecção de substâncias ou materiais metálicos e não metálicos como por exemplo: Água, óleo, pó, madeira, papelão, granulados, vidro, cerâmica, entre outros.

O sensor capacitivo é um dispositivo que tem a sua função principal semelhante ao sensor indutivo! Ele é sensível à proximidade de materiais, porém, diferentemente do sensor indutivo, ele é capaz de detectar outros materiais além dos metálicos, e isto ocorre graças ao seu campo elétrico.

Como especificar corretamente um Sensor Indutivo ou Capacitivo?

  1. Valor da distância sensora;
  2. Sensor tipo embutido (faceado) ou Sensor tipo não embutido (não faceado);
  3. Sensor com corpo metálico ou plástico;
  4. Diâmetro do corpo [ M8 (8mm), M12 (12mm), ....];
  5. Para alimentação em corrente continua informar o tipo de saída;

A capacitância, ou efeito capacitivo, de linhas de transmissão é o resultado da diferença de potencial elétrico entre os condutores. e depende das dimensões e da distância entre os condutores.

A CARGA CAPACITIVA
Um capacitor é um componente elétrico que tem como função principal se “carregar ou descarregar” rapidamente, provendo ao sistema uma forma de estabilização. Já um sistema elétrico é capacitivo quando tem a presença de capacitores durante o percurso da corrente elétrica.

A linha CM de sensores capacitivos apresenta dispositivos com distancia sensorial de 5 à 15mm em formatos tubulares, conexão de 2, 3, 4 fios, com encapsulame ntos metálicos, com cabos PVC de 1,5mts, tensão de alimentação nas faixas de 6 ~ 36 Vcc ou 90 ~ 250Vca, com grau de proteção IP 67.

NPN versus PNP
Um sensor PNP, quando acionado, vai conectar o positivo (+) à carga. Já o sensor NPN vai conectar o negativo (-) à carga. Lembrando que o termo “carga” se refere ao elemento que o sensor envia o sinal. A carga pode ser uma lâmpada, uma válvula pneumática, um relé, ou uma entrada de PLC.

O circuito pode ser considerado indutivo quando a tensão esta atrasada em relação a corrente. Em um circuito RLC isso ocorre quando a reatância indutiva é maior que a reatância capacitiva. Em um circuito não há a ação da reatância capacitiva temos que a tensão está 90° adiantada em relação a corrente.

Sensores de pressão capacitivos use uma cavidade de pressão e um diafragma para produzir um capacitor variável. O diafragma é deformado quando a pressão é aplicada e a capacitância diminui de acordo. Essa mudança na capacitância pode ser medida eletricamente e, em seguida, é definida em relação à pressão aplicada.

Um capacitor, quando percorrido por uma corrente elétrica alternada, oferece uma oposição à passagem da mesma, imposta por um campo elétrico, denominada reatância capacitiva. Essa reatância capacitiva é inversamente proporcional a frequência da corrente.

Se for PNP, o sinal de saída do sensor é Positivo. Neste modelo de ligação a carga deve ser ligada entre o cabo de sinal e o negativo. Se for NPN, o sinal de saída é Negativo. Neste modelo de ligação a carga deve ser ligada entre o cabo de sinal e o positivo.

A sigla quer dizer positivo-negativo-positivo. Essa sigla é usada em transistores que possuem essas junções. Uma das coisas que envolve a elétrica, são os fios e sabemos também que normalmente estão em cores diferentes para facilitar a instalação e a identificação.

Assim, se o sinal de saída do sensor for NPN, você deve ligar a carga entre os fios marrom e preto (obedecendo a polaridade da carga). Já se for um sensor com saída PNP, você deve conectar a carga entre os fios azul e preto (obedecendo a polaridade da carga).

O TIP122 - CI Transistor NPN é um componente que possui encapsulamento TO - 220 que tem como principais aplicações, a amplificação de sinais elétricos de níveis mais baixos para níveis mais altos, a utilização em circuitos de retificação e como interruptor de sinais.

Tipo NPN: Para testar no sensor tipo NPN, faça um “jump” nos bornes 2 e 3, verifique então o relé e o led de sinalização se estão acionados, (Fig.