O que o Salmo 91 nos ensina?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

A grande verdade do Salmo 91 é que Deus nunca abandona seus fieis. Você pode confiar totalmente em Deus, porque Ele nunca falha! Mesmo nas circunstâncias mais assustadoras, Deus está presente e tem poder para salvar.

A declaração “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará” fala das bênçãos da proteção e do cuidado divino que os crentes podem desfrutar (Salmo 91:1). O esconderijo do Altíssimo é o lugar secreto na presença do Senhor onde há comunhão íntima entre Deus e seu povo.

calcarás aos pés o filho do leão e a serpente qual significado? Dentro do contexto signfica que Jesus iria derrotar o diabo na cruz. O próprio autor em seu texto explica: Este versículo usa o leão e a cobra para representar a força e a violência. Está literalmente falando sobre Satanás e seus anjos demoníacos.

O laço do passarinheiro é uma armadilha usada por caçadores de aves para capturar pássaros. Na Bíblia, a fórmula “laço do passarinheiro” traduz uma expressão hebraica que significa literalmente “armadilha para pássaros”.

Na Bíblia, “peste perniciosa” significa basicamente doenças perigosas com potencial de se tornarem verdadeiras pragas e epidemias. Por isso alguns estudiosos interpretam a peste perniciosa como sendo uma referência a alguma doença infectocontagiosa.

A declaração: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita” fala do cuidado protetor do Senhor para com aqueles que são seus. Deus é poderoso para guardar o Seu povo fiel de toda calamidade que o cerca.

Salmo de Davi. 1 aContende, Senhor, com aqueles que contendem comigo; bpeleja contra os que pelejam contra mim. 2 Pega do escudo e do broquel, e levanta-te em minha ajuda. 3 Empunha a lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.

O texto fica ainda mais rico quando lemos “a tua sombra à tua direita”, pois estando à nossa direita, afirmamos que é Ele quem resolve, dirige e domina a nossa vida. O DEUS PROVIDENTE – “De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.

O que é a“sombra do Onipotente”? Salmo 91:1 diz: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.” Antes de comentar sobre este texto, consideremos os significados bíblicos da palavra sombra.

Por isso confiantemente ele declara: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte; não temerei mal nenhum”. Com isso, o rei Davi basicamente está afirmando que o medo faz parte de sua própria natureza; e que o ambiente ameaçador e as circunstâncias perigosas são combustíveis que inflamam esse medo.

A mortandade ao meio dia
Por fim, o salmista fala da mortandade que assola ao meio dia e que vem de modo visível mas incontrolável. Nós sabemos que ela está ali, mas não podemos fazer nada em nossas forças para destruí-la. Estamos perdidos ao avistar a mortandade assolando suas vítimas.

O Salmo 91 foi escrito por Moisés e pode ter sido um salmo cantado no deserto e usado pelos levitas em sua adoração. O Salmo começa com uma declaração firme de que Deus é o nosso refúgio, a nossa fortaleza, o nosso lugar de segurança. 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros".

Salmos 91.3 “Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.” O laço do passarinheiro era uma armadilha feita com um simples laço de corda, colocando algo de comer e então pegava o pássaro despercebido.

O terror noturno normalmente se caracteriza por episódio súbito de medo intenso que ocorre durante o sono, geralmente iniciado por um grito e é acompanhado por manifestações comportamentais ou autonômicas, como palidez, expressão facial de pânico e sudorese.

Ficar agressivo; Apresentar confusão mental ao ser acordado.