O que o Salmo 128 fala sobre a família?

Perguntado por: lteles3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Para todos esses problemas familiares e para todos esses lares em sofrimento, Deus tem a solução. Ele promete em Sua Palavra que trará felicidade sobre o lar e a família do marido que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Promete abundância de alimento, prosperidade no trabalho em tudo o que o homem fizer.

No início do Velho Testamento, encontramos alguns exemplos bem conhecidos de famílias da Bíblia. Abraão, Isaque e Jacó seguiram o mandamento de Deus de se casar e ter filhos. Abraão e Sara exerceram fé para finalmente desfrutar as bênçãos de terem seu filho Isaque (ver Gênesis 21).

'Os filhos são herança do Senhor. ' (Salmos 127:3) Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem.

Uma aplicação pessoal do princípio geral de Salmo 128:1, dirigida a qualquer pai de família temente a Deus.

O salmo 128 juntamente com o 127 provavelmente foram escritos pelo rei Salomão. Embora o texto não deixe isso claro é bem provável mesmo que tenha sido escrito por uma pessoa dotada de muita sabedoria por conta da riqueza do seu conteúdo.

No caminho de casa, Jacó soube que seu irmão Esaú e 400 homens estavam vindo ao seu encontro. Jacó achou que Esaú ainda estivesse zangado. Ele temia pela segurança de sua família, então a levou para um lugar seguro e orou. Jacó orou a noite toda e pela manhã.

Este salmo de sabedoria – que podemos chamar assim porque fala de “todo aquele que teme ao Senhor” (Sl 128:1), que é o princípio da sabedoria – descreve uma família israelita durante o reino da paz.

6 Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.

Deus organizou-nos em famílias para que pudéssemos crescer com alegria e segurança e para que pudéssemos aprender a amar as outras pessoas de maneira altruísta — a chave para a verdadeira alegria. A família é o melhor lugar para aprendermos a amar um ao outro da forma que o Pai Celestial ama cada um de nós.

São as noções de como nos relacionaremos em sociedade, a percepção do mundo em que vivemos e a instrução pelo caminho em que possivelmente seguiremos. Sagrada, a família é o nosso porto seguro, onde encontramos o apoio necessário para os momentos de dificuldade e alegria da partilha diária.

Multipliquem-se! (Gênesis 1:26-28)
A família é resultado da matemática de Deus: dois se unem e se tornam um. Desta união surgem filhos, neto e assim uma grande família. A família é o sinal do favor de Deus sobre nós todos nós. Como escrito em Gênesis, família agrada os olhos de Deus, Ele viu que era bom.

“Crê no Senhor Jesus que será salvo tu e tua família” (Atos 16.31). Se inspirar na própria família que Deus escolheu para Jesus aqui na terra é uma ótima maneira de demonstrar aos seus filhos como era seu relacionamento com sua mãe Maria e seu pai José.

8 Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

Em “A Família: Proclamação ao Mundo”, a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos declaram: “O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares”.

Os brotos (que seriam os filhos) possuem a mesma raiz e participam da produção da safra de azeitonas. Essa imagem nos faz pensar também na fé em “família”. Espiritualmente falando, os filhos podem tornar-se firmes na fé, graças às fortes raízes espirituais dos pais.

Nosso lar deve ser mais do que um santuário; deve ser também um local onde o Espírito de Deus possa habitar, onde encontremos refúgio contra a tempestade e onde reinem o amor e a paz.

O que significa “temer a Deus”? O sentido deste texto não é que devemos ter medo de Deus. O sentido destas palavras é de que devemos levar Deus a sério, respeitá-lo por ser Deus, respeitar a sua grandeza. Quem quiser ser sábio deve, antes de tudo, temer a Deus.

Salmo 127:3-5 - Os filhos são herança do Senhor - Bíblia.

As plantas de oliveira ou brotos que simbolizam os filhos, possuem a mesma raiz e participam da produção da safra de azeitonas. Essa imagem nos faz pensar também na fé em família. Espiritualmente falando, os filhos podem tornar-se firmes na fé, graças às fortes raízes espirituais dos pais.

Salmo 22 casamento. 1. Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?