O que o Salmo 116 nos ensina?

Perguntado por: opinheiro2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

(Salmo 116:8) Aqui, o salmista expressa sua gratidão a Deus por livrá-lo da morte, enxugar suas lágrimas e evitar que seus pés tropeçassem. É um reconhecimento da proteção e cuidado divinos em sua vida. O salmista testemunha que Deus interveio em seu favor, preservando sua vida e concedendo-lhe livramento.

"Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?" (Sl 116.12). Vemos neste texto, o salmista preocupado e perguntando a si mesmo, o que daria ao Senhor pelos benefícios recebidos. Enquanto muitos estão querendo ser agradados; é bom preocuparmos em agradar ao Senhor.

rei Ezequias, rei de Judá. Esse homem piedoso enfrentou dois graves problemas. na vida.

Dizer que Deus é o nosso refúgio e fortaleza significa afirmar que n'Ele encontramos toda força e proteção necessárias; independentemente das circunstâncias que possam nos afligir. O salmista diz: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia” (Salmo 46:1).

O Salmo 116 faz parte da categoria dos que conhecemos como Salmos de gratidão, pois delata o reconhecimento e a profunda devoção de um homem que teve a sua oração respondida por Deus.

Certamente pagarei (cumprirei ou realizarei) meus votos ao SENHOR. A palavra “votos” aqui provavelmente se refere à promessa solene que ele fez em sua enfermidade – a promessa de se dedicar a Deus, caso fosse recuperasse a saúde.

A Bíblia diz que os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre. Isso significa que todos aqueles que colocam absoluta fé em Deus são inabaláveis, tal como é o monte Sião.

Salmo 133

Salmo 133 - Para alcançar a cura de doenças
Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre." Não se esqueça de rezar esses salmos de cura com bastante fé, agradecendo sempre a Deus por tudo que tem recebido de bom ao longo da vida!

Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR. Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo.

8 Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.

Mateus 8:7 ARC
E Jesus lhe disse: Eu irei e lhe darei saúde.

A ideia é que ao fixar seus olhos sobre Sião – o monte de Deus onde a Arca da Aliança estava como representação máxima da presença do Senhor – o salmista reconhece que sua força e sustento vêm de Deus.

Ter água o suficiente é uma questão de vida ou morte. Então, quando lemos que na cidade de Deus existe um rio, um suprimento inesgotável de vida, isso é profundamente reconfortante. Em nossa vida hoje, em meio a toda essa confusão, Deus jamais cessará de nos proporcionar vida.

“Porque foste a fortaleza do pobre, e a fortaleza do necessitado, na sua angústia; refúgio contra a tempestade, e sombra contra o calor; porque o sopro dos opressores é como a tempestade contra o muro.” Isaías 25.4.

A fortaleza é a capacidade de enfrentar as dificuldades com coragem e perseverança, mantendo a fé em Deus mesmo em meio às adversidades: “Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Ef 6,10).

1 Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. 2 Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém. 3 Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta. 4 Onde sobem as tribos, as tribos do Senhor, até ao testemunho de Israel, para darem graças ao nome do Senhor.

A Bíblia diz em Salmos 92:1-2: “Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade.” Comece o dia com uma atitude de gratidão.