O que o salmista quis dizer no Salmo 128?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Em Salmos 128 diz que Deus recompensa o homem bom com a herança de uma grande família, de felicidade, prosperidade e vida longa. Naquela época, quanto maior o número de filhos, mais abençoada era uma família. A metáfora da “mulher como uma videira” tinha muito valor no mundo rural daquela época.

O autor deste salmo é desconhecido, assim como a ocasião em que foi composto. Não se sabe, também, por que este salmo foi colocado entre aqueles que são chamados de “Cânticos dos Degraus”.

Depois de um tempo, a árvore original (que simboliza o pai e a mãe) pode estar cercada por três ou quatro troncos jovens e vigorosos “como os filhos ao redor de uma mesa”, daí a comparação bíblica. Os brotos (que seriam os filhos) possuem a mesma raiz e participam da produção da safra de azeitonas.

Para todos esses problemas familiares e para todos esses lares em sofrimento, Deus tem a solução. Ele promete em Sua Palavra que trará felicidade sobre o lar e a família do marido que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Promete abundância de alimento, prosperidade no trabalho em tudo o que o homem fizer.

Temer ao Senhor e andar nos Seus caminhos significa obedecer a Deus. Bem-aventurado significa ser mais do que feliz. Sendo assim, obedecer a Deus significa felicidade. E como conseqüência da felicidade e obediência ao Senhor, somada ao trabalho, temos o resultado, e a promessa de que TUDO, TUDO, TUDO, nos irá bem !!!

Os salmistas enriqueciam suas orações sobre o ser de Deus, centralizando-as Nele. Que prossigamos em conhecer ao Senhor por meio de sua palavra revelada e centralizemos Ele em nossas orações, pois Ele é totalmente digno e incomparável!

A ideia é que ao fixar seus olhos sobre Sião – o monte de Deus onde a Arca da Aliança estava como representação máxima da presença do Senhor – o salmista reconhece que sua força e sustento vêm de Deus.

Repleta de símbolos passados de geração em geração, a oliveira era respeitada como uma árvore sagrada desde a Grécia Antiga. Símbolo de fertilidade e paz, a planta está presente na mitologia grega, sendo consagrada aos deuses Minerva, Júpiter e Apolo.

O temor a Deus é um sentimento de respeito e reverência praticada pela doutrina cristã, segundo previsto no livro de Hebreus da Bíblia Sagrada: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo ...

O que significa “temer a Deus”? O sentido deste texto não é que devemos ter medo de Deus. O sentido destas palavras é de que devemos levar Deus a sério, respeitá-lo por ser Deus, respeitar a sua grandeza. Quem quiser ser sábio deve, antes de tudo, temer a Deus.

As plantas de oliveira ou brotos que simbolizam os filhos, possuem a mesma raiz e participam da produção da safra de azeitonas. Essa imagem nos faz pensar também na fé em família. Espiritualmente falando, os filhos podem tornar-se firmes na fé, graças às fortes raízes espirituais dos pais.

Dependendo do contexto, o termo "frutífero" poderia ser traduzido por "produzir muito fruto espiritual" or "ter muitos filhos" ou "próspero". A expressão "fruto da terra" também poderia ser traduzida por "fruto que a terra produz" ou "safra de alimentos produzindo naquela região".

De 'olea', derivou-se a palavra 'oleum' que gerou óleo, em português. É por causa de 'olea' que as plantas que cultivamos para produção de óleos são chamadas de oleaginosas. ... Em árabe, a oliva é 'az-zaytuna' e o seu óleo é 'az-zayt'. Daí surgiram azeitona e azeite, em português, e 'aceituna' e 'aceite', em espanhol.

A azeitona é o fruto da oliveira (Olea europaea), seu nome é de origem arábica, a qual surge da junção do árabe clássico (zaytünah) com arameu (zaytünã), sendo que esse último, faz referência a palavra azeite, daí surge então a palavra azeitona.

Os quatro principais são:

  • "Eros" (amor romântico, paixão no relacionamento de um casal)
  • "Filia" (amizade e companheirismo entre amigos e irmãos)
  • "Storge" (afeição e afeto entre pais e filhos)
  • "Ágape" (amor divino e sacrificial de Deus pelos homens)

No início do Velho Testamento, encontramos alguns exemplos bem conhecidos de famílias da Bíblia. Abraão, Isaque e Jacó seguiram o mandamento de Deus de se casar e ter filhos. Abraão e Sara exerceram fé para finalmente desfrutar as bênçãos de terem seu filho Isaque (ver Gênesis 21).

Continuar lendo O que diz no Salmo 128?