O que o roxo significa na psicologia?

Perguntado por: uvieira6 . Última atualização: 30 de abril de 2023
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O roxo ou violeta, historicamente conhecido como cor da realeza e nobreza, também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria. Assim como o laranja, o violeta também é uma cor capaz de estimular a imaginação e criatividade.

Muito interessado; apaixonado, louco (roxo de amor).

De acordo com a interpretação dada pela Psicologia, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia, atividade e entusiasmo. Enquanto que as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a tranquilidade e o profissionalismo. As cores têm o poder de estimular o nosso cérebro de formas diferentes.

Cinza é a cor da depressão, diz estudo.

cor amarela

Significado das cores: cor amarela
Porém, alguns conceitos negativos também estão diretamente ligados à cor, como: alerta, falsidade, covardia, traição, cobiça, inveja, engano e perigo. Geralmente a cor é utilizada em contextos de positividade.

As bruxas e os magos usam o roxo em suas capas. Para os católicos, a cor está ligada a fé e a penitência, sendo usada pelos sacerdotes nas missas de finados e no período da quaresma. No budismo, apenas os monges da mais alta ordem podem vestir roxo. O roxo também está associado a nobreza, ao luxo e ao poder.

amarelo: alegria, relaxamento, felicidade; verde: cura, perseverança, natureza; azul: contemplação, paz, paciência, emoções mais amenas e leves; roxo: sensualidade, nobreza, mistério, transformação, a cor das descobertas.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza.

O significado da cor roxa é de amor desinteressado e incondicional, livre de ego, alentando a sensibilidade e a compaixão. Significa lealdade, bem-estar, êxito e sabedoria.

Os clientes também podem sentir uma ideia da abundância ou frescor dessa cor. Roxo, a mistura de vermelho e azul, é a cor da realeza e da magia. Transmite luxo, imaginação e sabedoria, sugerindo que uma marca pode oferecer o que há de melhor naquilo que tem a oferecer.

Verde

Verde é a cor da inveja.

Azul. O azul transmite a ideia de calma, serenidade e tranquilidade.

Amarelo – Cor da ansiedade, pode causar distrações. Também é a cor do prestígio e do luxo (no caso do amarelo dourado). Mulheres de amarelo irradiam luz e otimismo.

Preto

Preto. É a cor do medo. Está relacionado ao sofrimento, ao susto e ao que causa pavor.

A cor preta está associada à escuridão, falta de luz, cor da noite, da tristeza e do sofrimento pela perda de um ente querido.