O que o Romantismo mudou na arte?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O Romantismo trouxe a liberdade de expressão, o que possibilitou aos artistas falarem sobre diversos temas. Destacam-se: o nacionalismo, a religiosidade e a idealização da mulher.

O romantismo tinha como principal objetivo fazer oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao iluminismo, contrariando a objetividade, a imagem do perfeito e o realismo, que caracterizavam esses movimentos anteriores.

O Romantismo trouxe a liberdade de expressão, o que possibilitou aos artistas falarem sobre diversos temas. Destacam-se: o nacionalismo, a religiosidade e a idealização da mulher.

O romantismo na pintura contou com aspectos similares aos da arte barroca. Além disso, teve como foco a emoção e seu modo de transmiti-la de modo subjetivo, assim como destacou as paisagens naturais e os fatos históricos.

Um dos primeiros movimentos artísticos que surge em reação ao Neoclassicismo do século XVIII é o Romantismo e historicamente situa-se entre 1820 e 1850. Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista.

O movimento romântico explorou o lirismo, a subjetividade, a emoção e a valorização do “eu”. Além disso, o romantismo brasileiro apresentou características próprias do nacionalismo, fuga da realidade, culto ao índio. Esses aspectos contribuíram para a formação da identidade cultural do Brasil.

O Romantismo viria a se manifestar de formas bastante variadas nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a música. À medida que foi se desenvolvendo e ampliando, surgiram críticos à sua demasiada idealização da realidade. Destes críticos surgiu o movimento que daria forma ao Realismo.

Além da literatura, o movimento romântico também influenciou a pintura e a música. Na primeira, se destaca o jogo de luz e sombras, as linhas de composição diagonais e as grandes pinceladas. Apresenta temas dramáticos ou revoluções. Francisco Goya e Eugène Delacroix foram os artistas de destaque.

O Romantismo foi um movimento artístico dominante em toda a Europa que predominou principalmente durante a primeira metade do século XIX. Em parte estimulado pelo idealismo da Revolução Francesa, o movimento abraçou as lutas pela liberdade e igualdade e a promoção da justiça.

O Romantismo buscava transmitir para o povo, ideais sobre o amor, o sentimento, Deus e espiritualidade, o patriotismo e a valorização do indivíduo. Por isso, o período romântico ficou conhecido pela rejeição a racionalidade, da objetividade e do belo, características do Classicismo, o movimento anterior ao romantismo.

No início do Romantismo, os autores mantinham em seus textos algumas características clássicas, seguindo regras da produção literária referentes ao período. Em Portugal, os temas mais frequentes eram o nacionalismo, o romance histórico e o medievalismo. No Brasil, esse apego ao passado era visto no indianismo.

Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.

Centravam seus temas em cenas pastorais, amorosas, lendas medievais ou folclóricas, e até na tradição clássica, muitas vezes com propósitos moralizantes. Também deram grande impulso à retomada da pintura religiosa na Inglaterra.

Realismo e Romantismo
Nas artes, assim como na Literatura, percebe-se, na segunda metade do século XIX, uma reação ao sentimentalismo exacerbado, característica do Romantismo; e ao artificialismo, comum do Neoclassicismo. O tema retratado pelo artista, de certa forma, passa a determinar a técnica utilizada.

Características do Romantismo
sentimentalismo exacerbado; nacionalismo; idealização do amor e da mulher; tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).

O Romantismo influenciou as Artes de forma geral, a filosofia e até mesmo o pensamento político de sua época. Durante o período em que esse movimento durou, a sociedade destacou o que foi chamado de espírito romântico: uma atitude e visão de mundo centrada no indivíduo.

Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, de fins do século 18, o romantismo surgiu no início do século 19, na Alemanha, França e Inglaterra, num momento histórico em que as classes sociais, como as conhecemos hoje, se definiam.

O Romantismo é o movimento artístico que representa a burguesia do século XVIII e XIX, ou seja, o movimento é o de uma produção da nova elite da sociedade, que havia superado os regimes absolutistas em diversos países. Por conta disso, os ideais dessa burguesia são aqueles presentes nas obras românticas.