O que o Romantismo criticava?

Perguntado por: afarias4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

O romantismo tinha como principal objetivo fazer oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao iluminismo, contrariando a objetividade, a imagem do perfeito e o realismo, que caracterizavam esses movimentos anteriores.

Machado de Assis, além de grande romancista e contista, conforme já atestado pelos leitores e críticos desde o aparecimento de sua obra, foi o precursor da crítica literária brasileira.

No Romantismo, as sensações e a emoções devem ser resgatadas, em específico a subjetividade, uma vez que o objeto dependerá do olhar do sujeito. Dessa forma, o racionalismo que o Iluminismo colocou como pensamento dominante vai sofrer uma grande crítica pelos românticos.

A literatura realista faz críticas aos valores burgueses e as instituições da época, como o casamento e a igreja. Alguns temas explorados desse universo são: a hipocrisia, a fraqueza humana, o egoísmo, a falsidade, os adultérios, o casamento por interesse, a impotência do ser humano diante das instituições, etc.

O Romantismo buscava transmitir para o povo, ideais sobre o amor, o sentimento, Deus e espiritualidade, o patriotismo e a valorização do indivíduo. Por isso, o período romântico ficou conhecido pela rejeição a racionalidade, da objetividade e do belo, características do Classicismo, o movimento anterior ao romantismo.

Além do nacionalismo, é notável uma intensa busca por liberdade nas práticas artísticas do Romantismo. As formas clássicas foram, senão abandonadas, reformuladas e criticadas por muitos românticos. Em substituição, a liberdade de criação era uma das maiores máximas do movimento.

A visão romântica anuncia uma ruptura com a estética neoclássica e com a visão racionalista da época da Ilustração. Se o termo "clássico" remete à ordem, ao equilíbrio e à objetividade, a designação "romântico" apela às paixões, às desmedidas e ao subjetivismo.

Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo.

Por meio da ironia, sobretudo a romântica, Machado de Assis aponta e questiona aqueles problemas fomentados pelo Romantismo: o sentimentalismo, a valorização da morte, a inspiração.

O artista romântico criava em suas obras uma atmosfera de fantasia e heroísmo, valorizando a emoção e a liberdade de criação. Além de acontecimentos históricos contemporâneos, também tinha como temática culto à natureza.

As principais características do Realismo remetem a uma oposição ao movimento artístico anterior, o Romantismo. Nesse sentido, opondo-se à idealização amorosa, os realistas representavam figuras humanas profundas, que fugiam aos estereótipos de herói, da amada ou do vilão, típicos dos românticos.

Resposta. Resposta: nacionalismo; idealização do amor e da mulher; tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).

Enquanto movimento literário, o Romantismo privilegiava a emoção e a imaginação, em oposição à razão e às regras. Havendo a valorização do eu, os autores românticos escreviam sobre seus sentimentos e estados de alma.

O movimento romântico explorou o lirismo, a subjetividade, a emoção e a valorização do “eu”. Além disso, o romantismo brasileiro apresentou características próprias do nacionalismo, fuga da realidade, culto ao índio. Esses aspectos contribuíram para a formação da identidade cultural do Brasil.

Criticava a Igreja Católica e a burguesia
A principal crítica era ao enriquecimento burguês que era resultado da exploração do proletariado. Da mesma maneira, a doutrina e alguns posicionamentos da Igreja Católica passaram a ser um assunto muito presente na obra do período.

O realismo parece rejeitar a metafísica, criticar o formalismo, bem como se utilizar da lógica na busca da certeza jurídica. Para os realistas, importa a atuação dos juízes, bem como a aplicação por eles das as normas jurídicas.

Realismo, o movimento literário que denunciou a hipocrisia dos ricos do século 19.

Os temas mais explorados pelos escritores desse momento são: natureza, sentimentalismo, religiosidade, ufanismo e nacionalismo.

As principais características gerais do Romantismo foram:
Valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.

Pessimismo: os sentimentos pessimistas são bastante presentes nas obras românticas. Os artistas sentiam tédio pela vida e passavam a valorizar a tristeza e o tédio. Nostalgia: os românticos também são nostálgicos quanto aos momentos passados da vida.

O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque.