O que o Roacutan pode causar no futuro?

Perguntado por: hcurado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

Saiba que além do ressecamento labial, existe um problema mais grave que é silencioso, mas que pode ser fatal no futuro. Como outras drogas, o Roacutan pode causar alterações em enzimas do fígado, entre elas as mais importantes são a aspartato aminotransferase, alanina aminotransferase e fosfatase alcalina.

Causa graves defeitos na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto. Este medicamento é contraindicado a pacientes no período de lactação. Roacutan® é contraindicado a pacientes com alergia conhecida à isotretinoína ou a qualquer substância contida na cápsula.

O maior risco do Roacutan
Seu potencial teratogênico, causador de malformação no feto, é realmente o ponto que mais joga contra a medicação.

O Roacutan pode ser tomado uma vez por dia ou dividido em duas doses diárias. A absorção do medicamento é maior se ele ingerido junto com a refeição. Nos casos graves, com envolvimento predominantemente do tronco, a dose máxima pode chegar a 2 mg/kg/dia.

aumento de gorduras no sangue; elevação dos níveis de colesterol e triglicérides; crescimento de enzimas hepáticas, principalmente se o paciente consome álcool, que sobrecarrega o fígado, região de metabolização do fármaco.

Como outras drogas, o Roacutan pode causar alterações em enzimas do fígado, entre elas as mais importantes são a aspartato aminotransferase, alanina aminotransferase e fosfatase alcalina.

Já outros autores defendem que a prescrição de isotretinoína esteja relacionada a um aumento dos casos de depressão e de suicídio, principalmente devido às alterações dopaminérgicas e serotoninérgicas que esse medicamento pode causar no sistema nervoso central.

As medidas usadas para evitar a sobrecarga do fígado durante o uso do Roacutan® (isotretinoína) são: não ingerir bebida alcoólica, não usar hormônios masculinos (a testosterona e/ou as conhecidas “bombas da malhação”) e não usar outras medicações de metabolismo hepático (como o paracetamol, por exemplo) durante o ...

O Roacutan é uma medicação derivada da vitamina A cuja ação, quando em dosagem alta em sua forma ISO, atua como supressora da produção de sebo. Por este motivo, ele é considerado um dos fármacos mais potentes para o tratamento de acne.

A dose do Roacutan é calculada pelo médico com base no peso do indivíduo, e o tratamento pode durar até um ano. “Se houver uma melhora no aspecto da pele em menos tempo, basta ministrar o remédio por mais dois meses.

Exames de sangue devem ser realizados com periodicidade para avaliar risco de alteração hepática e aumento de colesterol ou triglicérides, que pode ocorrer em alguns casos. O medicamento tem passagem hepática. É também recomendado evitar bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos durante o tratamento.

A medicação pode dar a ligeira impressão de que o nariz fica mais fino pois durante o tratamento a pele fica mais fina, mas isso é apenas uma percepção, já que o medicamento não afina o nariz. Pacientes que têm os poros muito abertos podem notar mais. Mas somente isso.

No caso de omissão ou esquecimento de dose por um dia, deve-se ingerir a dose prescrita normalmente no dia seguinte, não devendo ser dobrada a dose.

R$ 216,97.

Roacutan e performance
Após 6 meses de tratamento, não houve diferença entre o grupo controle e o grupo que sofreu tratamento com isotretinoína, nem tampouco houve alteração significativa de CPK plasmático. Portanto, conclui-se que não há prejuízo no desempenho do treino causado pela medicação.

um tratamento que dizem que faz efeito 100% e que pode ocorrer de voltar 1 ou 2 espinhas, mas não voltar tudo, até pior.

O principal mecanismo de ação da droga ocorre na glândula sebácea, através da ligação a receptores para retinoides específicos, reduzindo sua atividade, seu tamanho e a quantidade de sebo produzida em 75% após quatro semanas de tratamento.

O tratamento da acne com o Roacutan é, em geral, seguro, desde que seja adequadamente acompanhado pelo médico. Seus efeitos colaterais são bem conhecidos e podem ser controlados através de exames que devem ser solicitados pelo dermatologista responsável pelo tratamento e de acordo com a evolução do paciente.

Uma resposta rápida é que sim, mas somente com supervisão e consentimento do seu dermatologista, depois de conversarem bem e pesarem risco/benefício.

Quem tem espinhas não inflamadas pode fazer depilação a laser, contanto que passe por uma avaliação com uma de nossas fisioterapeutas. Quem toma medicamentos à base de Tretinoína (Roacutan) não pode fazer uso do laser por até 6 meses após o termino da medicação, já que a pele fica muito seca e sensível.

Segundo Oliveira Filho, o efeito da droga é cumulativo. "Tanto que a acne só começa a melhorar depois de um mês. Parar de tomar o remédio por um ou dois dias não vai diminuir a quantidade da substância no organismo."