O que o riso causa no cérebro?

Perguntado por: egonzaga . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Sorrir diminui a intensidade de emoções negativas como a tristeza e relaxa o corpo inteiro. Alivia a tensão e o estresse e mantém os músculos relaxados por até 45 minutos.

Estudos demonstraram que o sorriso libera endorfinas, analgésicos naturais e serotonina. Juntos, esses três neurotransmissores nos fazem sentir bem da cabeça aos pés. Esses produtos químicos naturais não apenas elevam seu humor, mas também relaxam seu corpo e reduzem a dor física.

Uma risada relaxa o corpo e a mente. Quando uma pessoa ri, o organismo libera endorfina, hormônio que promove uma sensação de bem-estar geral. Diversas pesquisas ao redor do mundo chegaram a conclusões que o riso é um ótimo remédio e proporciona uma melhor qualidade de vida.

Ao gargalhar, o indivíduo trabalha quase todos os músculos do rosto e do abdômen, promove maior oxigenação do cérebro, estimula a liberação da endorfina (substância que ameniza a dor e promove o prazer). A risada tem ainda efeito anestésico e aumenta a imunidade do organismo.

O choro durante o riso seria um sintoma de hiperatividade cerebral. Além disso, quando rimos muito, os músculos do rosto pressionam as vias lacrimais, que, apertadas, liberam o chororô. Por fim, um estudo da Universidade Yale (EUA) diz que a reação é uma tentativa do corpo de se reequilibrar diante de uma emoção forte.

Por causa da endorfina e da adrenalina, substâncias liberadas em momentos de relaxamento e tensão, respectivamente. A endorfina é um neurotransmissor que funciona como uma espécie de “analgésico natural”, relaxando a musculatura.

A epilepsia gelástica é uma doença cuja sintomatologia (esses ataques de riso incontroláveis e sem motivo aparente) poderia se encaixar perfeitamente no caso do Coringa, já que costuma afetar pessoas mais jovens, ao contrário do que ocorre nos casos de paralisia pseudobulbar.

Sorrisos verdadeiros conhecidos também como sorrisos de Duchenne, são expressões genuínas de sentimentos positivos de felicidade, alegria e satisfação que geralmente duram 4 segundos. Os sorrisos falsos são mais longos e não expressam o que o autor está sentindo realmente.

“Até no riso tem dor o coração, e o fim da alegria é tristeza” (Provérbios 14.13). Mas o riso irresistível e sem fim será nossa experiência vindoura. Jesus diz: “Bem-aventurados vós, os que agora chorais, porque haveis de rir” (Lucas 6.21). Por enquanto, há um “tempo de rir” (Eclesiastes 3.4).

O sorriso é também um dos sinais de comunicação com sentido universal. Expressa alegria, felicidade, afeição. Trata-se de um automatismo dos músculos da face que ocorre em resposta a determinados estados mentais, sendo também usado como transmissor de informação.

Quando o bom humor e o riso são compartilhados eles unem as pessoas, aumentam a intimidade e, claro, contribuem com o estado de felicidade. Além disso, rir fortalece o sistema imunológico, aumenta a energia, diminui a dor, protege contra os efeitos do estresse e muito mais.

Entre eles, os 4 hormônios da felicidade mais falados são:

  • Serotonina.
  • Endorfina.
  • Oxitocina.
  • Dopamina.

É normal não conseguir controlar o riso inadequado por conta própria, mas um terapeuta pode ajudá-lo a identificar a causa do problema e a solucioná-lo. Se não tiver nenhuma indicação de profissional, faça uma pesquisa na internet para encontrar um próximo de você.

Dicas

  1. Com a palma das mãos para cima, curve os dedos para trás e tente manter só a ponta curvadas para frente, como se suas mãos fossem garras. Você vai ficar a pura maldade!
  2. Assim que terminar de rir, comece a piscar um dos olhos, como se tivesse um tique nervoso.
  3. Comece rindo devagar e vá aumentando a intensidade.

Os dados coletados e uma revisão da literatura sobre o caso sugerem que rir durante o sono, na maioria dos casos, é algo fisiológico e benigno, relacionado com sonhos e a fase do sono REM.

É uma saída sadia e madura", define. Portanto, dar uma gargalhada em meio a uma briga, um momento de tensão ou até um velório é perfeitamente normal - mas talvez, no caso do velório, seja mais polido sair um pouquinho da capela quando a vontade de rir for incontrolável.

Sim, pessoas com depressão conseguem rir, o que não quer dizer que estejam felizes. Muitas vezes reagimos às situações como é esperado pela sociedade. Como o colega acima mencionou, o riso pode representar prazer, alegria, mas pode também, mascarar a tristeza, o desespero.

A fraqueza muscular pode ser um sinal ou sintoma de algumas doenças neurológicas, como esclerose múltipla (EM), doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica (ELA), acidente vascular cerebral (AVC) e hérnia de disco cervical.

Como recuperar a força muscular? Após o primeiro diagnóstico de perda muscular é preciso repor os nutrientes que o corpo está deficiente. A melhor forma é ajustar a alimentação e buscar uma suplementação de acordo com as atividades diárias.

Muitas vezes a fraqueza muscular é confundida com a fadiga ou a debilidade de algum músculo, mas essas são condições originadas por motivos diferentes. Ao perceber a falta de força em determinado músculo do corpo mesmo ao fazer esforço, é importante que a pessoa identifique a causa buscando um profissional da saúde.

Pessoas com esquizofrenia frequentemente falam sozinhas ou riem sem motivo aparente, seja porque estão tendo alucinações, seja porque, simplesmente, não têm certos freios sociais que bloqueiam certos comportamentos na maioria das pessoas.