O que o reumatologista faz na consulta?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

A Reumatologia é a especialidade da Medicina que estuda, diagnostica e trata diversas doenças que afetam o sistema muscoloesquelético e o tecido conjuntivo, encontrado nos órgãos e estruturas do nosso corpo como articulações, tendões, ossos, coluna, músculos, pele, coração e rins.

Todo mundo já ouviu falar em reumatismo, mas você sabe qual é a função de um médico reumatologista? Um reumatologista cuida de doenças que, em algum momento da sua evolução, passam a afetar o sistema locomotor - que envolve esqueleto, articulações, músculos, tendões, ligamentos, bursas, etc.

Conte a ele sobre as dores, a rigidez pela manhã e os efeitos dos medicamentos, e principalmente, conte se sua doença estiver piorando. Se você não estiver tomando os remédios, conte a ele, pois assim será possível encontrar outra alternativa. Não tenha medo ou vergonha de ser repreendido.

Reumatismo é um termo usado para caracterizar mais de 200 doenças que afetam articulações, músculos, ligamentos, tendões e o esqueleto, que acomete pessoas idosas. As mais conhecidas são: artrite reumatóide e artrose. Essas doenças afetam cartilagens e articulações, provocando dor, deformação e limitação de movimentos.

Procure um reumatologista. Pacientes que sentem dores nos ossos, nos músculos e nas articulações, e que muitas vezes vêm acompanhadas de sintomas como inchaço, vermelhidão, sensação de formigamento e dificuldade de movimentar a articulação, devem procurar um reumatologista com urgência.

Existe mais de uma centena de doenças reumáticas. As mais comuns são osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral.

Quais são as causas do reumatismo? As principais causas do reumatismo associam-se ao desgaste natural dos tecidos ou dos órgãos. Nessas situações, o reumatismo muscular, nas articulações, tendões, ossos ou em qualquer sistema do organismo são quadros ligados ao avanço natural da idade.

O reumatologista tem como principal função cuidar de inflamações e doenças autoimune que atingem o tecido conjuntivo e parte do sistema músculo-esquelético, como as articulações, músculos, ligamentos, tendões e ossos. Enquanto isso, o ortopedista trata distúrbios mecânicos, associados aos ossos.

Doença reumática é um termo que reúne os males que acometem o sistema locomotor. Ou seja, que impactam a função das articulações, tendões, ossos, músculos, ligamentos e cartilagens. Osteoartrite, osteoporose e tendinite estão entre as enfermidades reumáticas mais conhecidas.

O reumatologista é o especialista da clínica médica que estuda as doenças de origem não traumática que causam dores musculoesqueléticas. Isso quer dizer que ele trata as dores nas articulações, nos músculos e ossos, desde que que não tenham sido causadas em virtude de batidas, quedas e torções.

A febre reumática, chamada popularmente de reumatismo no sangue, é uma doença que pode acometer as articulações, mas o seu quadro mais grave é o acometimento das válvulas cardíacas, motivo pelo qual essa doença é habitualmente tratada pelo cardiologista (leia: Febre reuamtoide – Sintomas e Tratamento).

A doença de Behçet é um tipo grave de reumatismo, em que diversos órgãos são afetados.

Os sintomas de reumatismo nas pernas mais comuns costumam ser dor e inchaço nas articulações afetadas. A dor pode variar de leve a grave, dependendo da gravidade da condição, confira: Dor nas articulações: a dor pode ser leve ou intensa, e pode ser sentida em uma ou várias articulações.

A dor nas juntas, nome popular dado à dor nas articulações das mãos, joelhos, coluna, punhos e dedos, deve ser tratada por um ortopedista ou reumatologista, principais especialistas que lidam tanto com a parte articular quanto óssea.

Dor, inchaço, calor, vermelhidão, rigidez e incapacidade funcional figuram entre os principais sintomas das doenças reumáticas.

Situações em que o reumatismo não apresenta cura
As doenças reumatológicas auto-imunes, como a artrite reumatoide, artrite psoriásica e lúpus, não têm uma cura imediata.

Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.

Quem sofre da enfermidade artrite reumatoide tem direito aos benefícios do INSS, desde que atenda aos requisitos específicos. Esses requisitos consideram a qualidade de segurado, carência e que a enfermidade resulte em incapacidade, temporária ou permanente, para o exercício de suas atividades habituais e laborais.

A doença ocorre em qualquer raça e em qualquer idade antes dos 16 anos, mas os picos de maior incidência estão entre 1 e 5 anos e de 10 a 14 anos de idade.