O que o retinol puro faz no rosto?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Derivado da Vitamina A, o Retinol é um grande aliado na redução de rugas e linhas de expressão, tanto na região facial quanto na área dos olhos. O ativo tem inúmeros benefícios para a pele, como renovação celular, redução de rugas profundas e melhora da textura e firmeza da pele pelo estímulo da síntese de colágeno.

Os testes do Derma Complex Retinol + Ácido Hialurônico mostraram resultados a partir de 14 dias, com melhora progressiva do mesmo com uso regular. O Retinol pode sim auxiliar na uniformização da pele com manchas, como as causadas por acne e também o melasma.

“O retinol pode ser usado no rosto todos os dias caso você não tenha pele sensível ou com rosácea. Ele é um ativo que pode irritar a pele de pessoas predispostas a sensibilidade, por isso, nesses casos, o uso deve ser intercalado com outros tratamentos e evitar o uso diário”, recomenda a dermatologista.

O ideal é aplicar o seu hidratante enriquecido com retinol uma vez ao dia, antes de dormir, depois de higienizar muito bem a pele do rosto e pescoço. Matéria publicada em 03 de março 2021, por Webedia.

O retinol é mais eficaz no combate às rugas, mas sinceramente deves usar os dois! Ambos são muito úteis e eficazes, agem de forma diferente sobre a pele e podem ser usados na mesma rotina de skincare!

É melhor usar o retinol à noite, pois trata-se de um ingrediente sensível à luz. Aplique sempre um protetor solar durante o dia quando usar retinol, já que este pode tornar a sua pele mais vulnerável à luz solar.

Se você vai escolher entre as duas opções, as duas dermatologistas recomendaram que dê preferência a um retinol ou retinóide, não à vitamina C tópica. Como é o caso com os retinóis e retinóides, a vitamina C tem o potencial de irritar a pele.

Você pode até duvidar, mas a vitamina C e o retinol são a combinação perfeita para manter sua rotina de skincare, especialmente no auxílio do tratamento de manchas na pele.

Além disso, o uso do retinol na pele também é contraindicado durante a exposição solar, isso porque é uma substância fotossensibilizante, ou seja, ele é capaz de provocar o processo de alergia (sensibilização) quando exposto à luz solar, por isso deve ser utilizado apenas à noite e com muita proteção solar de alta ...

O retinol deve ser aplicado sobre a pele limpa, porém seca. Após a aplicação, espera uns minutos antes de aplicar o teu próximo produto de skincare. Esse produto pode ser outro sérum, por exemplo, ou o teu creme hidratante.

Se você deseja usar o retinol em conjunto com outros ativos, prefira os mais calmantes e hidratantes, como o ácido hialurônico, vitamina B5 e a água termal.

Sérum com 0,3% de Retinol e 0,5% de Vitamina E com alta eficácia na melhora de rugas, linhas finas, flacidez e viço.

Retinol Puro do Boticário 0,1%
De acordo com a marca, esse produto é um concentrado facial que combina 0,1% de retinol puro com retinol like. Ele tem como objetivo ajudar a diminuir os sinais de envelhecimento precoce – ele é indicado para peles com linhas finas, rugas e flacidez.

Além disso, potencialize o tratamento aplicando um hidratante na pele antes do produto com retinol, como o Aqua Sérum ou o Hidratante Intensivo.

Para potencializar o uso
Outra ideia é usar o ativo em nanocápsulas: “O formato de nanocápsula previne a substância de qualquer exposição externa e, assim, preserva toda sua potência” explica a médica.

O Retinol atua na renovação celular, diminui manchas, estimula a produção de colágeno, além de agir na uniformização de textura e tom da pele, trazer luminosidade, aumentar a firmeza da pele e reduzir poros. Suas propriedades no combate à acne e ao envelhecimento precoce também são evidentes.

Com Retinol e Ácido Hialurônico em sua composição, o dermocosmético auxilia na redução de bolsas e olheiras, reduz o inchaço da região e firma a pele.

Combinar ativos poderosos e com efeitos complementares é uma dica muito importante para uma pele bonita e saudável. Para quem busca reduzir rugas e aumentar a firmeza e a hidratação da pele, aliar o Retinol ao Ácido Hialurônico pode ser uma ótima solução.