O que o relatório psicopedagógico exige?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
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O relatório Psicopedagógico (Pp) e ou Neuropsicopedagógico (NPp) é uma apresentação descritiva e informativa acerca de situações e/ou condições voltadas para os problemas de aprendizagem constituídas por diversos motivos.

A avaliação psicopedagógica inicia-se com uma entrevista com os pais ou responsáveis pela criança, nela o psicopedagogo também irá analisar o material escolar, as atividades de leitura, escrita, matemática, como também aplicar testes e provas que avaliem o nível de pensamento e outras funções cognitivas.

Recomendações e Indicações

  1. Alguns dados da história de vida;
  2. Postura do indivíduo durante a avaliação;
  3. Recorte de sessões ou testagem;
  4. Recorte da dinâmica familiar;
  5. Interferências durante o processo;
  6. Interrupções;
  7. Síntese do sistema escolar.
  8. Análise mais detalhada do tipo de escola (metodologia, exigências, etc.).

Eles também podem fazer o uso dos seguintes instrumentos: Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), Provas Operatórias de Piaget, Teste de Desempenho Escolar; além disso, atividades de leitura e escrita; aritmética e interpretação de texto.

Os principais tipos de testes de psicopedagógicos disponíveis no mercado são: Conto de fadas, Os três porquinhos, Papel de cartas, THCP, RPG, entre outros.

A avaliação psicopedagógica pode durar até 10 sessões que seguem as seguintes etapas: Sessão 1: Entrevista Familiar. Sessão 2: Aplicação E.O.C.A. Sessão 3: Aplicação das Provas Operatórias (etapa 1)

As etapas que compõem o modelo e o caracterizam: 1) Entrevista Familiar Exploratória Situacional (E.F.E.S.); 2) Entrevista de anamnese; 3) Sessões lúdicas centradas na aprendizagem (para crianças); 4) Provas e Testes (quando necessário); 5) Síntese diagnóstica – Prognóstico; 6) Entrevista de Devolução e Encaminhamento.

No diagnóstico psicopedagógico clínico é necessário identificar como acontece o processo do desenvolvimento do sujeito assim como seus aspectos emocionais, cognitivos, relação familiar e grupos sociais em que ele vive para que possa compreender sintomas.

Destacou que a Psicopedagogia é uma área de estudo que se atenta em observar como o indivíduo estabelece seu conhecimento, buscando identificar as dificuldades de aprendizagem.

Interessa observar seus conhecimentos, atitudes, destrezas, mecanismos de defesas, ansiedades, áreas expressão da conduta, níveis de operatividade, mobilidade horizontal e vertical etc”.

Explicar os objetivos da Avaliação de Desempenho e da reunião de devolutiva; Falar de forma amigável e descontraída, mas sem deixar de ser sincero e empático com o colaborador, pois esse processo pode ser aversivo e desconfortável; Procurar ser menos subjetivo quanto possível e falar de forma clara e objetiva.

Carimbo deve ter seus dados pessoais e profissionais. Se for filiado ao sindicato use a CRPp SINDICAL. Jaleco é um fardamento. Seu uso é uma forma de identificar que você é um TERAPEUTA DA APRENDIZAGEM.

A Psicopedagogia se divide em três processos: prevenção, diagnóstico e intervenção.

QUANTO CUSTA UMA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA? Segundo a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, os valores da avaliação tem uma variação entre R$800,00 a R$1.200,00 (de 3 a 4 sessões de 1h e 1/2 para elaboração de relatório. Normalmente é solicitada por profissionais da saúde para fechamento de diagnósticos).

O objetivo do psicopedagogo é entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.

A resposta é mais simples do que você imagina: Não é necessário fazer cadastro para conseguir o código, assim que você se formar e receber o seu diploma, você já pode usar o código da profissão.

O psicopedagogo é o profissional da psicopedagogia, área do conhecimento que une a psicologia e a pedagogia. O foco desse profissional é desvendar o processo de aprendizagem humana para corrigir déficits e dificuldades de reter informação.

Todo relatório de avaliação diagnóstica deve conter componentes como:

  • Introdução.
  • Descrição da atividade que foi objeto da avaliação.
  • Descrição do processo de avaliação.
  • Apresentação dos principais resultados.
  • Análise e discussão dos resultados e da avaliação.
  • Conclusões e recomendações.