O que o rei Assuero viu em Ester?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Assuero, assentado em seu trono, viu Ester parada no pátio e estendeu o cetro de ouro que tinha na mão em favor de Ester, permitindo que ela se aproximasse. O rei perguntou o que ela queria, e disse-lhe que daria a ela até mesmo metade de seu reino.

16 Vai, ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e ajejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

O rei, embriagado ao extremo (com o coração alegre de vinho, na linguagem metafórica do texto bíblico), determinou que seus camareiros trouxessem a rainha, formosa, bela, “para mostrar aos povos e aos príncipes a sua beleza”.

Tenha paciência para agir com sabedoria. Ester foi sábia em cada decisão que tomou, isso porque manteve a calma e teve paciência para agir, ela foi estratégica e mais do que isso fez o que agradaria a Deus. Então, antes de agir, peça direcionamento e sabedoria para lidar com a situação da melhor maneira possível.

Ester sabia que dependia do Senhor em tudo o que fazia. Por causa disso, era constantemente movida pelo direcionamento que vinha do Alto, agindo com a sabedoria de Deus, que acrescentava prudência e inteligência ao seu reinado. Em uma igreja, o temor a Deus sustenta todo o trabalho do pastor e da liderança.

Nele aprendemos que em determinados momentos o povo de Deus sofre intensas perseguições de seus inimigos, porém Deus preserva o seu povo durante os períodos difíceis. No livro de Ester também aprendemos que, como povo escolhido do Senhor, devemos exaltá-lo por todas as suas maravilhas.

Origem do nome Hadassa
O Rei da Pérsia, um grande império na altura, estava procurando uma nova rainha e mandou reunir as mulheres mais bonitas do seu império. Ester, que tinha sido criada pelo seu primo Mardoqueu (ou Mordecai, dependendo da versão da Bíblia) foi a escolhida pelo rei, pois era a mais bela de todas.

Assim, antes de pedir o que queria, Ester preparou um banquete para o rei Assuero e para Hamã, cujo objetivo seria examinar o terreno e saber qual era o estado de espirito do rei. Naquela noite, o rei novamente pediu-lhe que dissesse o que desejava, mas Ester simplesmente convidou o rei e Hamã para outro banquete.

O que podemos aprender com Ester sobre a liderança

  1. Posição. Ester usou sua posição para o bem, não para fazer o que queria ou manipular as pessoas. ...
  2. Tempo. Ester foi escolhida para um tempo específico – e isso faz toda diferença. ...
  3. Oração e jejum. ...
  4. Coragem. ...
  5. Obediência.

Ela decidiu invocar um poder maior do que o poder do rei: ela decidiu pedir ajuda a Deus. Pediu às suas moças e aos judeus da terra que jejuassem com ela. Depois de três dias de jejum, ela foi até o rei e… …“alcançou ela graça aos seus olhos” (Ester 5:2).

Ester acreditava que Deus a ajudaria, e Ele ajudou — o rei poupou os judeus. Quando você precisar defender suas crenças, Deus vai ajudá-lo também.

A rainha Vasti veio da realeza
Segundo fontes judaicas, a rainha Vasti era bisneta do rei Nabucodonosor II da Babilônia e filha do rei Belsazar. Seja qual for o caso, para ela se tornar rainha, ela deve ter nascido em uma família aristocrática.

A oração e o jejum nos aproximam de Deus e nos dão maior sensibilidade espiritual e clareza, para seguir a direção do Senhor e tomar decisões importantes; Ela não declarou de imediato o que queria, primeiro Ester criaria o ambiente necessário.

Ester passou por um processo de embelezamento, de um ano. Um dia também nós, filhos de Deus, salvos por Jesus, seremos levados à presença do Rei e necessitaremos passar por um “tratamento de beleza”, a transformação da alma.

Ester era judia e vivia na Pérsia. Seus pais morreram e seu primo Mardoqueu cuidou dela. Ela foi convidada para ir ao palácio do rei com outras moças do reino. O rei queria uma nova rainha e escolheu Ester.

Foi Deus quem fez com que o rei Assuero não conseguisse dormir naquela noite, depois do primeiro banquete que Ester serviu (Ester 6). Por causa da insônia, o rei pediu que lhe fossem lidas as crônicas do reino.

Segundo o Livro de Ester, essa mulher originária da Judeia, chamava-se Hadassa, que significa mirta em hebraico. Quando ela entra para o harém real, recebe o nome de Ester, que possivelmente era a designação dada à mirta, pelos medos.

Resposta: Amor, Cuidado e Livramento demonstrado na vida do seguinte personagem: Ester. Hadassa foi por Deus levada ao trono. Deus viu nessa mulher os pré requisitos para liberar todo povo de um terrível decreto.