O que o radar fixo pega?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

O radar fixo, também conhecido como pardal, não demanda que o agente de trânsito o opere, já que ele fica instalado nas vias, normalmente nos postes. Ao captar a velocidade, o radar fixo também registra uma imagem do veículo que estiver acima da velocidade.

a. De 500 metros do radar fixo em se tratando de vias urbanas ou em trechos de vias rurais com características de via urbana; b. De 02 quilômetros do radar fixo em se tratando de rodovias, estradas e vias de trânsito rápido.

Seu funcionamento é bastante simples e acontece sem qualquer intervenção humana. São três laços detectores em cada faixa de uma via, distantes 3 metros um do outro. Quando um veículo passa, os laços calculam sua velocidade. Se estiver acima do permitido no local, a câmera fotográfica é acionada.

São vendidos adesivos com diversos números e letras para placas de moto e de carro. Esse recurso foi inventado para tornar o veículo invisível para os radares, evitando assim as multas, e eles as vezes este recurso funciona.

O tempo para que a multa esteja disponível para consulta no sistema do Detran é de até 30 dias a contar da data em que ela foi aplicada, tanto faz se for uma multa eletrônica ou manual. Esse também é o prazo limite para que o condutor seja notificado da infração.

O prazo máximo para a multa de trânsito entrar no sistema do Detran e constar para consulta, inclusive através da internet, é de 30 dias a partir da data da infração - e a regra não muda em caso de multas manuais ou eletrônicas.

Consultar online suas infrações de trânsito

  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com o Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA e possuir CNH Digital ativa. ...
  2. Realizar consulta.

Confira agora quais são os três (3) valores para as multas aplicadas para a infrações excesso de velocidade, segundo o porcentual ultrapassado: Até 20% acima do limite permitido: R$130,16. São descontados quatro (4) pontos na carteira de motorista. De 20% até 50% acima do limite permitido: R$195,23.

Ele não é capaz de julgar o farol ligado ou desligado porque está programado para reconhecer os caracteres da placa e fazer a triagem com as informações de banco, só isso. Não se trata de um scanner completo do carro que avalia o veículo todo.

Radar de semáforo – este tipo de radar controla os veículos que desrespeitam a sinalização nos semáforos. Existem dois tipos de radar de semáforo – aqueles que verificam se passa um sinal vermelho e aqueles que verificam se passa um sinal vermelho em excesso de velocidade.

De acordo com o item 6.4.1.1 do Regulamento Técnico Metrológico aprovado pela Portaria Inmetro nº 158 de 2022, os medidores de velocidade devem ser verificados obrigatoriamente a cada doze meses.

Qual a Tolerância do Radar de 110 km/h
De acordo com a tabela do Contran, quando o radar mede a velocidade de 118 km/h, a velocidade considerada é de 110 km/h. Portanto, ao passar por um radar de velocidade em um trecho onde a máxima é 110 km/h, só é multado o motorista que passar a 119 km/h ou mais.

Então, se a velocidade máxima em uma rua ou avenida for de 40 quilômetros por hora, não é considerado uma infração se você passar até 47 por hora. Isso porque existe uma tolerância de sete quilômetros. Se a velocidade máxima indicada for de 90 por hora, você pode passar até 97.

Assim, se alguém passou a 47 km/h em uma via de 40 km/h, não pode ser multado. O mesmo acontece caso passe a 67 km/h em uma via de 60 km/h. Acima dos 100 km/h, a margem de erro é sempre de 7%, e não mais fixa. Portanto, para um limite de 110 km/h a tolerância é até 117,7 km/h, e para 120 km/h é de 128,4 km/h.

Portanto, você deverá ser multado por excesso de velocidade até 20% acima do permitido na via. Em uma via em que o permitido é 50 km/h, se a velocidade considerada variar entre 51 km/h e 60 km/h, o condutor deve receber uma multa média.

Além disso, se for uma estrada em que é permitido andar em velocidade superior a 100 Km/h, não esqueça de adicionar os 7% de tolerância. Assim, além de garantir a sua segurança, ainda evita de cometer infrações, seja acumulando pontos na carteira ou gerando boletos de multas para pagar.