O que o professor pode fazer durante a leitura?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

- O professor pode compartilhar, com os alunos, seu comportamento de leitor experiente, por exemplo, mostrando-se emocionado ou entusiasmado com o texto que escolheu ou relendo alguns trechos.

Também é importante que o docente fique atento às leituras feitas por seus alunos, conversando com eles sobre o que andaram lendo e percebendo o gosto de cada um. Dessa forma, ele pode ajudar o leitor diante da variedade e até propor títulos diferentes para desafiá-lo.

Através de uma pesquisa realizada para elaboração da obra, os autores identificaram seis tipos de estratégias de leitura: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.

O professor por sua vez, deverá atuar como mediador, e ser antes de tudo um leitor. Precisa ler para os alunos, ler com eles e saber ouvir com entusiasmo as leituras dos textos que eles próprios produzem e escolhem para ler.

O antes, o durante e o depois eram tidos como um ritual a ser cumprido, tendo dificuldade em ajustá-los aos propósitos. Os comportamentos leitores são conteúdos a serem ensinados. Portanto, o professor precisa ter conhecimento do que venha a ser o “comportamento leitor” e colocá-los em prática.

6 dicas para ajudar a criança a gostar de ler

  1. Busque compreender que tipo de leitura é mais adequado para a criança. ...
  2. Seja exemplo. ...
  3. Dê acesso aos livros. ...
  4. Converse sobre os livros. ...
  5. Torne este momento prazeroso para todos. ...
  6. Associe a leitura com outras atividades de rotina.

Estratégias de Leitura

  1. Ler com atenção. Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. ...
  2. Sintetizar as principais ideias do texto. ...
  3. Ler nas entrelinhas. ...
  4. Manter o hábito da leitura. ...
  5. Praticar a leitura em voz alta. ...
  6. Variar a leitura dos textos. ...
  7. Produzir textos.

Veja 4 estratégias de leitura para começar a aplicar!

  1. Saiba o que vai ler. Pode parecer meio estranho ter que saber sobre o que vai ler, antes de iniciar. ...
  2. Mantenha o foco no processo. A leitura envolve várias ações do nosso corpo. ...
  3. Faça anotações durante a leitura. ...
  4. Complete a leitura por conta própria.

Uma forma interessante de incentivar a leitura em sala de aula, principalmente nas séries iniciais, é o professor ler junto com os seus alunos, fazendo com que eles possam se concentrar mais facilmente na parte imaginativa do livro, além de desenvolver foco e atenção.

8 formas lúdicas de incentivar a leitura

  1. Mapa da história. ...
  2. História na caixa de pizza. ...
  3. Teatro de fantoches. ...
  4. Histórias em quadrinhos. ...
  5. Criação da trilha sonora. ...
  6. Jogo da memória literário. ...
  7. Criar um novo final. ...
  8. Livros personalizados.

Afinal, quais são os principais tipos de leitura que existem?

  1. 1 – Leitura Literal. A leitura literal é muito comum e a maioria das pessoas faz em seu dia a dia sem perceber. ...
  2. 2 – Leitura Mecânica. ...
  3. 3Leitura Rápida. ...
  4. 4 – Leitura Reflexiva.

Ler, conversar e cantar para as crianças pequenas é uma forma de promover o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a alfabetização. Portanto, antes do momento certo de iniciar o processo, pais e professores podem estimular a interação e o gosto pela leitura nas crianças, através dessas simples ações.

O professor é visto como peça fundamental para a formação de leitor na escola. Assim sendo, os hábitos e o prazer da leitura do professor são importantíssimos para incentivar e despertar o hábito e o gosto de ler nos alunos.

Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura.

Ao introduzir a literatura infantil no contexto escolar, o(a) professor(a), além de colaborar com o aprendizado, também incentiva o hábito da leitura. Além disso, quanto antes este hábito for introduzido, mais fácil será a associação da literatura com uma atividade prazerosa para a criança.

Cabe ao professor o papel de desenvolver no aluno o gosto pela leitura em uma aproximação significativa com os livros. Dessa forma, para que haja êxito na formação do leitor, é preciso efetuar uma leitura estimulante, reflexiva, diversificada, crítica, ensinando os alunos a usar a leitura para viver melhor.

Confira quais são:

  1. O que o autor está tentando dizer? ...
  2. Como o autor transmite sua mensagem? ...
  3. 3 . ...
  4. Você concorda com o ponto de vista do autor ou não? ...
  5. Como esse trabalho se complementa com outras publicações? ...
  6. Qual o contexto social da obra?

Proponha desafios e questionamentos
Para formar alunos questionadores, é importante que o professor levante questões instigantes durante a aula, promovendo momentos de reflexão e levando seus alunos a desenvolver um pensamento crítico e debater soluções para problemas propostos.

Explique, usando um texto curto como exemplo, quais são as partes que o compõem e as características que marcam aquele tipo de história. Os alunos podem usar esses padrões para desenvolver uma compreensão mais profunda dos textos que lêem.