O que o professor deve parar de fazer?

Perguntado por: ohipolito9 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Veja abaixo 5 atitudes que um professor não deve ter em sala de aula:

  1. Desmotivá-los a aprender. Esse erro é mais comum do que possa parecer. ...
  2. Faltar com o respeito. ...
  3. Dispensar a disciplina. ...
  4. Não ser sério. ...
  5. Descuido com a aparência.

Não é recomendável atitudes como pentear cabelo, pintar unhas, usar celular. Devolver objetos emprestados (caneta, lápis, borracha, livros etc.). Evitar adquirir empréstimos, especialmente de pequenos valores por serem propícios ao esquecimento. Não atrapalhar a aula de um colega para conversar assuntos desnecessários.

Quanto à percepção que os jovens têm sobre “ser professor”, a profissão é altamente associada a aspectos negativos, como um profissional que sofre, por conta de fatores como o baixo salário, a carga horária excessiva, a desvalorização social, a violência e o desrespeito a que são submetidos na escola.

O professor pode pegar celular de aluno, no entanto, esta não é a melhor atitude para estimular o aprendizado. Na maioria das vezes, proibir o uso só piorará a convivência em sala de aula.

Elaborar estratégias para os alunos de menor rendimento; Ministrar aulas nos dias letivos estabelecidos pela escola; Participar do Planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Articular-se com as famílias dos alunos e a comunidade.

Princípio da dignidade humana artigo 1º, inciso III:
Além de ferir o princípio constitucional de ir e vir, fere também o da dignidade humana quando o aluno, criança, adolescente ou mesmo adulto, urina nas calças em função de ter sido impedido de sair da sala de aula para se dirigir ao banheiro.

Direito de utilizar equipamentos e serviços nas condições regulamentadas. Direito à tolerância máxima de 10 minutos no primeiro tempo letivo de cada turno. Direito à tolerância máxima de 5 minutos nos restantes tempos letivos.

SEÇÃO XII - DOS PROFESSORES
Art. 318 - Num mesmo estabelecimento de ensino não poderá o professor dar, por dia, mais de 4 (quatro) aulas consecutivas, nem mais de 6 (seis), intercaladas . Art. 319 - Aos professores é vedado, aos domingos, a regência de aulas e o trabalho em exames.

Fatores externos como ambiente escolar, interação social e metodologia podem interferir no rendimento escolar. E também internos, tais como problemas familiares, estado emocional e maturidade da criança.

Durante a aula, o aluno, do Year 1 ao 9, não pode ocupar-se com qualquer atividade alheia à aula e que possibilite a distração dos demais colegas ou a sua própria (inclusive conversas paralelas durante a aula).

Falta de apoio e reconhecimento
Ele não parece tão certeiro e direto quanto os outros. Mas a falta de apoio e reconhecimento machuca e é um fator que afeta a motivação. Essa falta de apoio e reconhecimento começa na sala de aula. Quando os alunos não prestam atenção e caçoam do professor, ele fica desmotivado.

A despeito das declarações de Weintraub, o aluno só pode licitamente filmar sem autorização o professor em sala de aula, e no ambiente escolar como um todo, para fins de registrar um crime, uma contravenção penal ou, ainda, algum ato que possa ser considerado, de alguma forma, como possivelmente violador da ordem ...

2. Princípio da dignidade humana artigo 1º, inciso III: Além de ferir o princípio constitucional de ir e vir, fere também o da dignidade humana quando o aluno, criança, adolescente ou mesmo adulto, urina nas calças em função de ter sido impedido de sair da sala de aula para se dirigir ao banheiro.

A escola precisa ter um procedimento para assegurar e “proteger” o professor. A Ocorrência padrão de Advertência é fundamental. Não se manda aluno para fora sem justificativa.

Nesse sentido, o papel do professor na atualidade é fundamental, já que ele é o profissional que guiará toda uma geração de alunos para cumprir a missão que a educação tem na sociedade.

Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.

O fato do recreio ser considerado “efetivo trabalho escolar” não é um entendimento novo.

Na verdade, é que a criança assim como todo adulto tem garantido por lei o direito de ir e vir quando quiser. Este direito deve ser garantido em todos os lugares onde a criança estiver, principalmente na escola, pois nela os pais depositam toda confiança.