O que o povo de Israel comia?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã." Isto, porém, não implica necessariamente que os israelitas foram alimentados exclusivamente de maná. Eles tinham rebanhos numerosos que lhes davam leite, queijo e, é claro, um suprimento limitado de carne.

Qual era o sabor dele? “Como bolos de mel” (Êxodo 16:31) ou como “azeite fresco” (Números 11:8). Como ele vinha? Vinha com o orvalho todas as manhãs, exceto no Dia do Senhor.

O que é sabido baseado nos registros da época e nas comidas que aparecem na própria Bíblia, é que a dieta no período era bem parecida com a mediterrânea de hoje. Tinha como base o pão e o vinho, – vide a Santa Ceia – que ainda hoje são simbolicamente representados na Comunhão, momento mais importante da missa.

No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.

  • Trigo: Chesed-Bondade.
  • Cevada: Guevurá-Severidade.
  • Uvas: Tiferet-Harmonia.
  • Figos: Netzach-Perseverança.
  • Romãs: Hod-Humildade.
  • Azeitonas: Yesod-Fundação.
  • Tâmaras: Malchut-Realeza.

Talvez a comida de rua mais famosa de Israel seja o falafel. No entanto, não é a única opção autêntica e, para muitos judeus, os dias de Falafel acabaram. Hoje em dia eles preferem um bom hummus ou shawarma.

A tradição de não comer fermento no Pessach é porque esta festividade celebra a saída da escravidão do povo judeu no Egito faraônico, viagem durante o qual os judeus que não tiveram tempo de deixar o pão fermentar, e comeram pão ázimo.

Êxodo 16:13-36 NTLH. À tarde apareceu um grande bando de codornas; eram tantas, que cobriram o acampamento.

O Senhor continuou abençoando os filhos de Israel com maná durante o período em que eles vagaram pelo deserto, por 40 anos.

quarenta anos

”E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã” (Ex 16:35). Quarenta anos foi o tempo que o povo de Israel esteve no deserto, após sair do Egito e esperavam o momento de tomar posse da terra prometida, chamada Canaã.

Durante 40 anos, Deus supriu os israelitas com maná, que era seu pão, seu alimento básico, mas não existem razões para pensarmos que esta foi a única alimentação que tiveram durante todo aquele tempo.

Jesus diz: “Eu sou o Pão da Vida. Quem vem a mim […]”, por isso, nós vamos ao encontro de Jesus para saciara nossa fome. Quem já passou fome sabe a dureza que é; como aquilo desequilibra a vida física e psicológica de uma pessoa.

"De qualquer maneira, o vinho estava presente. Não um vinho importado, mas o vinho de produção local, de baixa qualidade." As frutas que compunham a mesa de Jesus provavelmente eram romãs, tâmaras e uvas.

Nesse sentido estritamente relativo à Cristo, o peixe simboliza o alimento de vida (Le 24,24) e símbolo da Ceia Eucarística.

Aprenda a preparar receita servida aos apóstolos. Neste domingo, cerca de dois bilhões de cristãos espalhados pelo mundo celebraram o dia em que, segundo a Bíblia, Jesus Cristo ressuscitou depois de morrer crucificado, há quase dois mil anos.

E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos. De acordo com a Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus, o povo judeu tem que se abster de comer esse tipo de carne não porque faz mal à saúde, mas sim porque a lei divina é suprema.